A leitura está em todo lugar.
Desde o momento em que aprendemos a identificar letras, sílabas e palavras, é praticamente impossível não ler. Afinal, o dia a dia nos dá oportunidades de exercitar essa habilidade o tempo todo. Temos que ler as instruções dos manuais, os letreiros dos ônibus, os conteúdos dos livros didáticos, as propagandas das revistas de fofoca, as aventuras de nossos super heróis favoritos nos gibis.
Creio que todos que chegaram nesse terceiro parágrafo da aula sabem ler (afinal... você leu até chegar aqui não é verdade?), mas será que você sabe tirar o máximo proveito da sua leitura? Você consegue usar todas as estratégias e habilidades para não deixar escapar nenhum detalhe dos textos?
Confira nesse link aqui do lado algumas dessas estratégias, volte quando acabar está bom? Estratégias de leitura que funcionam para todo tipo de conteúdo
Também escolhemos algumas vídeo aulas sobre essas estratégias também, confira
Assistiu tudo? Muito bem, agora já podemos continuar!
Acho que daqui já podemos tomar como verdade que leitura é muito mais do que apenas identificar palavras em um texto. Vários outros elementos, como o gênero textual, contexto de publicação, autor, figuras, entre outros tantos, podem nos ajudar a entender melhor o que estamos lendo, aprofundando nosso entendimento.
IMPORTANTE: O vídeo sobre técnicas de leitura em inglês pode ser facilmente adaptado para qualquer outra matéria. Técnicas como o Scanning por exemplo são especialmente úteis quando você tem que encontrar as datas em um texto de História por exemplo, Assumptions e Skimming são perfeitas para ativar nossos conhecimentos prévios sobre os temas dos textos (Afinal, se você pega um texto de Biologia com várias palavras difíceis que você nunca viu na vida, mas pelas figuras e uma leitura superficial você consegue entender que ele fala de biologia marinha, fica bem mais fácil tentar entender pelo contexto o que são as palavras desconhecidas).
Agora que você já estudou bastante, vamos exercitar? Aqui embaixo eu vou colocar alguns textos com algumas perguntinhas, vamos ver o que você consegue fazer!
Os gabaritos das questões da aula zero estarão disponíveis em outro post separado. Não é para trapacear hein?
QUESTÃO 1:
Leia atentamente o texto do site Brasil Escola aqui e responda as perguntas abaixo de acordo com o texto:
a) O que é uma Pandemia?
b) Quais as diferenças entre uma Pandemia e uma Epidemia?
c) Qual o fator chave que facilita a ocorrência de pandemias na atualidade?
d) Quantos mortos a Itália teve até 23 de Março de 2020?
e) Quais são as pandemias citadas no texto?
Qual habilidades você usou para responder essas perguntas? Talvez você não saiba responder conscientemente, mas eu posso te dizer. Muito provavelmente, você usou a leitura literal + Scanning para procurar informações específicas no corpo do texto. Talvez você tenha ativado conhecimentos prévios para compreender melhor o texto, mas você não precisou deles para responder as perguntas. Provavelmente releu as perguntas e o texto algumas vezes também não foi? Muito bem, essa primeira parte foi bem mais focada em uma leitura objetiva. Vamos ver como você se sai com uma leitura subjetiva agora.
QUESTÃO 2:
Leia atentamente o fragmento da peça teatral "A Tempestade" de William Shakespeare e responda as perguntas abaixo:
PRÓSPERO - Vem para fora, escravo venenoso, pelo próprio diabo gerado em tua mãe maldita. (Entra Calibã.)
CALIBÃ - Que em vós dois caia orvalho tão nocivo como o que minha mãe tinha por hábito colher nos charcos pútridos com uma asa negra de corvo. Em vós sopre o suloeste e vos deixe cobertos de feridas.
PRÓSPERO - Por isso, fica certo, hás de esta noite sofrer cãibras contínuas e pontadas sentir que te hão de perturbar o fôlego. A noite, todo o tempo em que puderem mexer-se os duendes, hão de exercitar-se sem pausa sobre ti. Tão densamente como um favo de mel serás picado, sendo mais dolorosa cada uma dessas ferretoadas do que quantas dêem as próprias abelhas.
CALIBÃ - Está na hora do meu jantar. Esta ilha é minha; herdei-a de Sicorax, a minha mãe. Roubaste-ma; adulavas-me, quando aqui chegaste; fazias me carícias e me davas água com bagas, como me ensinaste o nome da luz grande e da pequena, que de dia e de noite sempre queimam. Naquele tempo, tinha-te amizade, mostrei-te as fontes frescas e as salgadas, onde era a terra fértil, onde estéril... Seja eu maldito por havê-lo feito! Que em cima de vós caia quanto tinha de encantos Sicorax: besouros, sapos e morcegos. Eu, todos os vassalos de que dispondes, era nesse tempo meu próprio soberano. Mas agora me enchiqueirastes nesta dura rocha e me proibes de andar pela ilha toda.
PRÓSPERO - Escravo mentiroso, só pancada te pode comover, nunca o bom trato. Sujo como és, tratei-te como gente, alojando-te em minha própria cela, até ao momento em que tiveste o ousio de querer desonrar a minha filha.
CALIBÃ - Oh oh! Oh oh! Quisera tê-lo feito; mas me impediste. Se não fora isso, com Calibãs houvera a ilha povoado.
PRÓSPERO - Escravo abominável, carecente da menor chispa de bondade, e apenas capaz de fazer mal! Tive piedade de ti; não me poupei canseiras, para ensinar-te a falar, não se passando uma hora em que não te dissesse o nome disto ou daquilo. Então, como selvagem, não sabias nem mesmo o que querias; emitias apenas gorgorejos, tal como os brutos; de palavras várias dotei-te as intenções, porque pudesses tomá-las conhecidas. Mas embora tivesse aprendido muitas coisas, tua vil raça era dotada de algo que as naturezas nobres não comportam. Por isso, merecidamente, foste restringido a esta rocha, sendo certo que mais do que prisão tu merecias.
CALIBÃ - A falar me ensinastes, em verdade. Minha vantagem nisso, é ter ficado sabendo como amaldiçoar. Que a peste vermelha vos carregue, por me terdes ensinado a falar vossa linguagem.
PRÓSPERO - Fora daqui, filho de feiticeira! Vai buscar lenha e não demores nada, e o que te digo, que ainda tens serviço. Ah! Pouco se te dá, demônio? Caso negligencies ou faças de mau grado quanto estou a mandar, com velhas cãibras a tratos ficarás, cheios teus ossos de dores lancinantes, que te obriguem a rugir de tal modo, que até as feras hão de tremer à tua gritaria.
CALIBÃ - Não, por favor... (à parte.) Forçoso é obedecer. Sua arte é tão potente, que lhe for a possível dominar até Setebos, o deus de minha mãe e transformá-lo em seu vassalo, até.
_________________________________
a) Quais são os personagens que falam durante esse fragmento da peça?
b) A relação entre Próspero e Calibã é boa ou ruim? Justifique.
c) O que Próspero provavelmente quis dizer com "desonrar a minha filha?"
d) Como Próspero convence Calibã a ir buscar a lenha?
e) A relação de Próspero e Calibã é justa? Justifique.
E agora, qual habilidades você usou para responder essas perguntas? Imagino, você usou a leitura literal + Scanning para procurar informações específicas no corpo do texto, alí na letra A. Na letra B, apesar de procurar literalmente no texto, também foi necessária uma leitura intertextual para sustentar sua justificativa. Devido as palavras diferentes e linguagem antiga, também deve ter tido que fazer uso da releitura, inferências e eventualmente fazer uma leitura contextual. Para a letra E especificamente, a resposta nunca estaria no texto mas sim dentro de você, e aqui você teve que puxar seu conhecimento de mundo, reflexões e fazer uma leitura intertextual novamente. Perceba como essa segunda atividade é mais complexa do que a primeira, pois exige muito mais habilidades sendo usadas ao mesmo tempo. Aqui você teve que fazer uma leitura objetiva e subjetiva juntas.
QUESTÃO 3.
a) Qual o tema em comum em ambos os artigos?
b) Qual a data de publicação de cada artigo? Qual a diferença que isso faz para o leitor?
c) Você acha que esses artigos podem estar sendo tendenciosos para algum dos lados? Quais elementos no texto pode indicar essa parcialidade?
d) Em que estudo se baseia cada artigo? Qual deles parece mais confiável? Por que?
e) Você joga videogames ou conhece alguém que jogue? Quais os impactos positivos e negativos que o videogame pode ter, na sua opinião?
Para responder essas ultimas cinco perguntas, não existem gabaritos, pois todas exigem em especial, leituras contextuais e intertextuais. Escreva aqui nos comentários suas respostas (todas num comentário só) e e dúvidas e nós professores iremos aos poucos respondendo questionamentos e lançando novos desafios sobre esses textos.
Lembrem-se, quanto mais cedo vocês fizerem a tarefa, mais rápido vamos conseguir dar o feedback pra vocês e mais tempo vocês terão para tirar novas dúvidas!
BONS ESTUDOS E ATÉ A PRÓXIMA AULA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário