quinta-feira, 2 de julho de 2020

ATIVIDADES PARA OS 7ºs ANOS DE 03 A 17/07 DE 2020 - LABORATÓRIO CLUBE DO LIVRO




Regime Especial de Atividades Escolares não Presenciais – REAENP
ROTEIRO DE ESTUDOS

ETAPA: ENSINO FUNDAMENTAL / 7º ANO
PERÍODO: DE 03 A 17 DE JULHO
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS:  PORTUGUÊS
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): DÉBORA SOUZA
TEMA NORTEADOR: RACISMO
LABORATÓRIO: CLUBE DO LIVRO
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
ATIVIDADES DA PRIMEIRA SEMANA
CARGA HORÁRIA: 3 H
ATIVIDADE INICIAL (aquecimento): ASSISTAM O DOCUMENTÁRIO  “CORES PRETAS”

                   

TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 20 MINUTOS
ATIVIDADE PRINCIPAL: COM BASE NO DOCUMENTÁRIO, RESPONDAM ÀS QUESTÕES A SEGUIR:

1.    No documentário, as mulheres convidadas contam suas experiencias com relação ao racismo. Escolha o depoimento de uma delas e explique de que forma ela enfrentou o racismo desde a infância até a sua vida adulta.

2.   Como essas mulheres descobriram que o tom de pele é ‘qualitativo’ em nossa sociedade?

3.   De maneira você vê a atitude racista em nossa sociedade?

 TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 20 MINUTOS
ATIVIDADE PRINCIPAL: LEIA O TEXTO A SEGUIR


Origem do Racismo
 O Racismo é uma forma de preconceito e discriminação, quer seja feito de maneira direta ou indireta, contra pessoas ou grupos de etnias e raças diferentes. Vale lembrar que o preconceito é um conceito ou julgamento prévio que se faz de alguém ou de algum assunto e a discriminação é a ação de separar, excluir ou diferenciar alguém ou alguma coisa. 
É possível afirmar que no século XIX, surgiram as primeiras teorias científicas racistas, tendo em vista que os estudiosos passaram a compreender que a cor da pele de um indivíduo, bem como sua origem geográfica promoviam uma diferença entre as raças. Neste sentido, os europeus, querendo provar que eles, considerados uma raça branca e pura, deveria ser superior às demais raças, passaram a exercer seu domínio sobre populações não europeias e construíram a chamada hierarquia das raças que excluía totalmente os povos de pele negra.
Foi a partir dessa divisão de raças que os europeus começaram um processo de captura de africanos com o intuito deles trabalharem como mão de obra barata em suas “empresas”. Neste período, milhões de africanos foram capturados e submetidos ao trabalho escravo, iniciando assim a escravidão dos negros africanos.  
Durante muito tempo os negros foram açoitados, massacrados e humilhados, tratados como verdadeiros objetos ou como animais.
Racismo no Brasil
Apesar da escravidão ser abolida em 1888, pela Lei Áurea, percebe-se que ainda hoje o racismo existe, e, embora seja camuflado, a população negra é, em sua maioria, discriminada.
A marca da escravidão deixou muitas pessoas à margem da sociedade, uma vez que após serem libertas e sem ter o que comer e onde morar, elas foram viver nos morros ou nos guetos, o que resultou na situação de exclusão que leva ao racismo até hoje.

Tipo de racismo:
1. Racismo Individual
O racismo individual ocorre quando alguém expressa atitudes discriminatórias individuais, através de insultos e rejeição a uma pessoa que não possua as mesmas características étnicas que a sua.
2. Racismo Institucional
O racismo institucional ocorre quando as instituições, como o Estado, a Igreja, as empresas privadas e públicas, marginalizam ou rejeitam certos grupos étnicos, como negros ou índios quer seja de forma direta ou indireta.
3. Racismo Cultural
O racismo cultural ocorre quando existe superioridade entre as culturas existentes, no sentido da religião, costumes, línguas, dentre outras.
4. Racismo estrutural
O racismo estrutural ocorre de maneira branda e imperceptível, pois trata-se de um conjunto de hábitos, situações e falas embutidas nos costumes de um povo e que promove, direta ou indiretamente uma atitude racista.
O racismo estrutural reforça uma ideia social e inconsciente de que a negritude é algo ruim.
Vemos que a manifestação do racismo é um mal que afeta a vida de muitas pessoas e, como uma relação de entendimento ultrapassada e errada, deve ser superado, pois a partir do momento em que julgamos alguém pela sua cor, forma de viver ou de pensar, estamos sendo preconceituosos, e quando as excluímos de nosso convívio tomamos uma atitude discriminatória.

 TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: 10 MINUTOS
ATIVIDADES COMPLEMENTARES:  RESPONDA AO FORMULÁRIO ATRAVÉS DO LINK A SEGUIR:
                  https://forms.gle/r9t1srtKbMv7zN2R6

TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: 20 MINUTOS
ATIVIDADES DA SEGUNDA SEMANA
CARGA HORÁRIA: 3H
ATIVIDADE INICIAL: ASSISTAM O VÍDEO “RACISMO E PRECONCEITO, NÃO!”

            




TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 5 MINUTOS
ATIVIDADE PRINCIPAL: LEIAM O TEXTO


O Preconceito é um julgamento prévio que se faz sobre algo ou alguém sem conhecer. Ele está associado à discriminação e as diferenças que existem no mundo.

O preconceituoso faz um prejulgamento sobre determinado aspecto de uma pessoa, seja sobre sua classe social, sua cultura, sua cor da pele, dentre outros.

Existem diversos tipos de preconceito, dentre eles podemos destacar:  


         1.   Preconceito Racial

É aquele que está relacionado à etnia, raça ou aspectos físicos de uma pessoa.

        2.   Preconceito Social

É aquele relacionado à classe social e geralmente ocorre entre dois grupos: os ricos e os pobres.

      3. Preconceito Cultural

É aquele relacionado às diferenças culturais que existem entre os povos.

     4.  Preconceito linguístico

É aquele relacionado às diferentes formas de falar, desde sotaques, gírias, abreviaturas, dentre outros.

  
 TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: 20 MINUTOS
ATIVIDADES COMPLEMENTARES:  LEIAM O POEMA E RESPONDAM ÀS QUESTÕES A SEGUIR

Luta contra o Racismo (Carolina Amante)

O racismo ainda existe,
Apesar de muitos lamentos,
O negro ainda é excluído,
E sofre muitos tormentos.
Para quê pôr de parte?
Para quê discriminar?
Se somos todos iguais,
Não na cor, mas no olhar!
O racismo no Mundo
Quer nos ganhar
Mas se todos nos unirmos
Não nos vai alcançar.

Em vez de olharmos para a pele
Vamos todos olhar para o coração!
E ver o outro como ser igual
Não como um ladrão!

Não continuemos com isto
Vamos lá todos lutar,
Pois o racismo e discriminação
Vão ter mesmo de acabar!!!
Vamos esquecer preconceitos
E parar de apontar
Afinal todos queremos
Os nossos sonhos realizar!

Se um negro encontrares
Não mudes o teu modo de pensar
Trata-o bem e com carinho
Normalmente, sem o julgar.
Lá por haver pessoas diferentes,
Doutro sítio ou religião
Todos nós no mundo devemos
Ao racismo dizer: Não!!!


1.   Existe diferença entre Racismo e Preconceito? Justifique sua resposta.

2.   No texto acima, vimos alguns tipos de preconceitos, além destes apresentados no texto, dê exemplo de outros tipos de preconceitos você conhece.

3.   Com base no poema lido, produzam um poema com 6 estrofes falando sobre o racismo no Brasil.

4.   Pesquise a Lei que pune o Racismo no Brasil. Com base nessa Lei, como é punida a pessoa que comete uma atitude racista?  

TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: 1 HORA
REFERÊNCIAS:




4 comentários:

  1. 1°O racismo vem apartir do termo sustentar e o racismo em melhor em rendimento como o poder.
    2°Ação afirmativa,adultisma,adultecentrismo,afrocemtismo.
    3°Surgiu um tempo em que discrimina as pessoas por...que parecem ter ficado na lei.

    ResponderExcluir
  2. 1°O racismo vem apartir do termo sustentar e o racismo em melhor em rendimento como o poder.
    2°Ação afirmativa,adultisma,adultecentrismo,afrocemtismo.
    3°Surgiu um tempo em que discrimina as pessoas por...que parecem ter ficado na lei.
    João Carlos da Costa Pereira 7°A

    ResponderExcluir
  3. 1 respostas:ela começou a briga para se defender e ela buscou a proteção dos alduto e ela não disse ao seus pais
    2 respostas:por que ela Sofia racismo
    3 respostas:eu vejo o racismo muito ruim
    ATIVIDADES COMPLEMENTARES: 
    1 respostas:eu acho que o racismo e o Preconceito são iguais
    2 respostas:o Preconceito pela cor pela aparência
    3 respostas:Eu sempre gosto de fazer poesias, cordéis e coisas do tipo", conta Antônio. "O professor passou um trabalho para a apresentarmos cujo o tema era ...

    O racismo brasileiro, entretanto, não deve ser lido apenas como reação à igualdade legal entre cidadãos formais, que se instalava com o fim da escravidão; foi também o ...

    lido à luz dos mais diversos horizontes, que não somente o dos estudos literários. E a expectativa foi ... sou de Tupã?), conforme veremos na estrofe inicial do poema: Eu vivo  ...

    Três poemas. Paulo Henriques Britto. UMA DOENÇA. Há doenças piores ... Racismo em tempos de Covid-19. Moradora da periferia de São Paulo diz que epidemia  ...

    Não foi diferente minha reação quando li o primeiro conto, o primeiro poema e vi a ... b) Que imagens do Brasil podem ser construídas com base no trailer que assistimos

    cia do racismo no Brasil com ênfase no modo pelo qual ele se define e funciona. ... questão percorrendo o fragmento do poema "O jogo da vida", cuja primeira estrofe é esta :.

    poema, levando os estudantes a praticarem, com prazer, exercícios de poesia. Metodologicamente, a mediação ... FIGURA 6: Imagem do vídeo da Música Festa do Interior .
    4 respostas:e 2019 · Surgiu, assim, um tempo em que discriminar as pessoas por causa da cor ... A lei mostrou que o Brasil é, sim, um país racista e precisa de ações efetivas .
    Nome:Tiffany Beatriz serie:7 turma:b

    ResponderExcluir
  4. Questões do formulário:
    8)Se trata de um racismo disfarçado,porque fala como se negro fosse diferente dos outros.
    10)a)Porque nascemos de uma mistura de raças e temos o sangue igual.
    b)Porque seguimos um padrão que vivemos quando somos crianças.

    Atividade Principal:
    1)Simone Pedro(cientista social) enfrentou o racismo desde criança na escola e até em casa por causa dos cabelos crespos,mas com tudo isso ela venceu toda a discriminação e adquiriu um grande amor próprio.
    2)Pelo sofrimento que passaram.
    3)De maneira que fazem as pessoas sofrerem.

    Atividade Complementar:
    1)Não,porque as duas opções causam sofrimento para quem é vítima.
    2)Religioso,com deficientes físicos e contra pessoas gordas.
    4)É punida com reclusão de até 5 anos e multa.

    Johnny Henrique dos Santos Paulino 7°A

    ResponderExcluir