Regime Especial de Atividades Escolares não Presenciais – REAENP
ROTEIRO DE
ESTUDOS
ETAPA: ENSINO FUNDAMENTAL / 7º ANO
|
PERÍODO: DE 03 A 17 DE JULHO
|
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS: PORTUGUÊS
|
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): DÉBORA SOUZA
|
TEMA NORTEADOR: RACISMO
|
|
LABORATÓRIO: CLUBE DO LIVRO
|
|
Este roteiro tem
como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de
atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as
atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos
momentos programados. Faça todas as
anotações no seu caderno e diário de bordo.
|
|
ATIVIDADES DA PRIMEIRA SEMANA
|
CARGA HORÁRIA: 3 H
|
ATIVIDADE INICIAL (aquecimento):
ASSISTAM O DOCUMENTÁRIO “CORES PRETAS”
TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 20 MINUTOS
ATIVIDADE PRINCIPAL: COM BASE NO
DOCUMENTÁRIO, RESPONDAM ÀS QUESTÕES A SEGUIR:
1.
No documentário, as mulheres convidadas
contam suas experiencias com relação ao racismo. Escolha o depoimento de uma
delas e explique de que forma ela enfrentou o racismo desde a infância até a sua
vida adulta.
2.
Como essas mulheres descobriram que o tom de pele é ‘qualitativo’ em
nossa sociedade?
3.
De maneira você vê a atitude racista em nossa sociedade?
TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 20 MINUTOS
|
|
ATIVIDADE PRINCIPAL: LEIA O TEXTO A
SEGUIR
Origem do Racismo
O Racismo é uma forma de preconceito e discriminação,
quer seja feito de maneira direta ou indireta, contra pessoas ou grupos de
etnias e raças diferentes. Vale lembrar que o preconceito é um conceito ou
julgamento prévio que se faz de alguém ou de algum assunto e a discriminação
é a ação de separar, excluir ou diferenciar alguém ou alguma coisa.
É possível afirmar que no século XIX, surgiram
as primeiras teorias científicas racistas, tendo em vista que os estudiosos passaram
a compreender que a cor da pele de um indivíduo, bem como sua origem
geográfica promoviam uma diferença entre as raças. Neste sentido, os europeus,
querendo provar que eles, considerados uma raça branca e pura, deveria ser
superior às demais raças, passaram a exercer seu domínio sobre populações não
europeias e construíram a chamada hierarquia das raças que excluía totalmente
os povos de pele negra.
Foi a partir dessa divisão de raças que os
europeus começaram um processo de captura de africanos com o intuito deles trabalharem
como mão de obra barata em suas “empresas”. Neste período, milhões de
africanos foram capturados e submetidos ao trabalho escravo, iniciando assim
a escravidão dos negros africanos.
Durante muito tempo os negros foram açoitados,
massacrados e humilhados, tratados como verdadeiros objetos ou como animais.
Racismo no Brasil
Apesar da escravidão ser abolida em 1888, pela
Lei Áurea, percebe-se que ainda hoje o racismo existe, e, embora seja
camuflado, a população negra é, em sua maioria, discriminada.
A marca da escravidão deixou muitas pessoas à
margem da sociedade, uma vez que após serem libertas e sem ter o que comer e
onde morar, elas foram viver nos morros ou nos guetos, o que resultou na
situação de exclusão que leva ao racismo até hoje.
Tipo de racismo:
1. Racismo Individual
O racismo individual ocorre quando alguém expressa
atitudes discriminatórias individuais, através de insultos e rejeição a uma
pessoa que não possua as mesmas características étnicas que a sua.
2. Racismo Institucional
O racismo institucional ocorre quando as
instituições, como o Estado, a Igreja, as empresas privadas e públicas, marginalizam
ou rejeitam certos grupos étnicos, como negros ou índios quer seja de forma direta
ou indireta.
3. Racismo Cultural
O racismo cultural ocorre quando existe
superioridade entre as culturas existentes, no sentido da religião, costumes,
línguas, dentre outras.
4. Racismo estrutural
O racismo estrutural ocorre de maneira branda e
imperceptível, pois trata-se de um conjunto de hábitos, situações e falas
embutidas nos costumes de um povo e que promove, direta ou indiretamente uma
atitude racista.
O racismo estrutural reforça uma ideia social e inconsciente de que a
negritude é algo ruim.
Vemos que a manifestação do racismo é um mal
que afeta a vida de muitas pessoas e, como uma relação de entendimento
ultrapassada e errada, deve ser superado, pois a partir do momento em que
julgamos alguém pela sua cor, forma de viver ou de pensar, estamos sendo
preconceituosos, e quando as excluímos de nosso convívio tomamos uma atitude
discriminatória.
TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: 10
MINUTOS
|
|
ATIVIDADES
COMPLEMENTARES: RESPONDA AO FORMULÁRIO ATRAVÉS
DO LINK A SEGUIR:
TEMPO ESTIMADO DE
REALIZAÇÃO: 20 MINUTOS
|
|
ATIVIDADES DA SEGUNDA SEMANA
|
CARGA HORÁRIA: 3H
|
ATIVIDADE INICIAL: ASSISTAM O VÍDEO “RACISMO
E PRECONCEITO, NÃO!”
TEMPO ESTIMADO PARA
REALIZAÇÃO: 5 MINUTOS
|
|
ATIVIDADE
PRINCIPAL: LEIAM O TEXTO
O Preconceito é um julgamento
prévio que se faz sobre algo ou alguém sem conhecer. Ele está associado à
discriminação e as diferenças que existem no mundo.
O preconceituoso faz
um prejulgamento sobre determinado aspecto de uma pessoa, seja sobre sua classe
social, sua cultura, sua cor da pele, dentre outros.
Existem diversos
tipos de preconceito, dentre eles podemos destacar:
1. Preconceito Racial
É aquele que está relacionado
à etnia, raça ou aspectos físicos de uma pessoa.
2. Preconceito Social
É aquele
relacionado à classe social e geralmente ocorre entre dois grupos: os ricos e
os pobres.
3. Preconceito Cultural
É aquele
relacionado às diferenças culturais que existem entre os povos.
4. Preconceito linguístico
É aquele relacionado
às diferentes formas de falar, desde sotaques, gírias, abreviaturas, dentre
outros.
TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: 20
MINUTOS
|
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: LEIAM O POEMA E RESPONDAM ÀS QUESTÕES A
SEGUIR
Luta contra o
Racismo
(Carolina Amante)
O racismo ainda
existe,
Apesar de muitos
lamentos,
O negro ainda é
excluído,
E sofre muitos
tormentos.
Para quê pôr de
parte?
Para quê
discriminar?
Se somos todos
iguais,
Não na cor, mas no
olhar!
O racismo no Mundo
Quer nos ganhar
Mas se todos nos
unirmos
Não nos vai
alcançar.
Em vez de olharmos
para a pele
Vamos todos olhar
para o coração!
E ver o outro como
ser igual
Não como um ladrão!
Não continuemos com
isto
Vamos lá todos
lutar,
Pois o racismo e
discriminação
Vão ter mesmo de
acabar!!!
Vamos esquecer
preconceitos
E parar de apontar
Afinal todos
queremos
Os nossos sonhos
realizar!
Se um negro
encontrares
Não mudes o teu
modo de pensar
Trata-o bem e com
carinho
Normalmente, sem o
julgar.
Lá por haver
pessoas diferentes,
Doutro sítio ou
religião
Todos nós no mundo
devemos
Ao racismo dizer:
Não!!!
1.
Existe diferença entre Racismo e Preconceito? Justifique sua resposta.
2.
No texto acima, vimos alguns tipos de preconceitos, além destes
apresentados no texto, dê exemplo de outros tipos de preconceitos você conhece.
3.
Com base no poema lido, produzam um poema com 6 estrofes falando sobre
o racismo no Brasil.
4.
Pesquise a Lei que pune o Racismo no Brasil. Com base nessa Lei, como é
punida a pessoa que comete uma atitude racista?
TEMPO ESTIMADO DE
REALIZAÇÃO: 1 HORA
|
|
REFERÊNCIAS:
|
1°O racismo vem apartir do termo sustentar e o racismo em melhor em rendimento como o poder.
ResponderExcluir2°Ação afirmativa,adultisma,adultecentrismo,afrocemtismo.
3°Surgiu um tempo em que discrimina as pessoas por...que parecem ter ficado na lei.
1°O racismo vem apartir do termo sustentar e o racismo em melhor em rendimento como o poder.
ResponderExcluir2°Ação afirmativa,adultisma,adultecentrismo,afrocemtismo.
3°Surgiu um tempo em que discrimina as pessoas por...que parecem ter ficado na lei.
João Carlos da Costa Pereira 7°A
1 respostas:ela começou a briga para se defender e ela buscou a proteção dos alduto e ela não disse ao seus pais
ResponderExcluir2 respostas:por que ela Sofia racismo
3 respostas:eu vejo o racismo muito ruim
ATIVIDADES COMPLEMENTARES:
1 respostas:eu acho que o racismo e o Preconceito são iguais
2 respostas:o Preconceito pela cor pela aparência
3 respostas:Eu sempre gosto de fazer poesias, cordéis e coisas do tipo", conta Antônio. "O professor passou um trabalho para a apresentarmos cujo o tema era ...
O racismo brasileiro, entretanto, não deve ser lido apenas como reação à igualdade legal entre cidadãos formais, que se instalava com o fim da escravidão; foi também o ...
lido à luz dos mais diversos horizontes, que não somente o dos estudos literários. E a expectativa foi ... sou de Tupã?), conforme veremos na estrofe inicial do poema: Eu vivo ...
Três poemas. Paulo Henriques Britto. UMA DOENÇA. Há doenças piores ... Racismo em tempos de Covid-19. Moradora da periferia de São Paulo diz que epidemia ...
Não foi diferente minha reação quando li o primeiro conto, o primeiro poema e vi a ... b) Que imagens do Brasil podem ser construídas com base no trailer que assistimos
cia do racismo no Brasil com ênfase no modo pelo qual ele se define e funciona. ... questão percorrendo o fragmento do poema "O jogo da vida", cuja primeira estrofe é esta :.
poema, levando os estudantes a praticarem, com prazer, exercícios de poesia. Metodologicamente, a mediação ... FIGURA 6: Imagem do vídeo da Música Festa do Interior .
4 respostas:e 2019 · Surgiu, assim, um tempo em que discriminar as pessoas por causa da cor ... A lei mostrou que o Brasil é, sim, um país racista e precisa de ações efetivas .
Nome:Tiffany Beatriz serie:7 turma:b
Questões do formulário:
ResponderExcluir8)Se trata de um racismo disfarçado,porque fala como se negro fosse diferente dos outros.
10)a)Porque nascemos de uma mistura de raças e temos o sangue igual.
b)Porque seguimos um padrão que vivemos quando somos crianças.
Atividade Principal:
1)Simone Pedro(cientista social) enfrentou o racismo desde criança na escola e até em casa por causa dos cabelos crespos,mas com tudo isso ela venceu toda a discriminação e adquiriu um grande amor próprio.
2)Pelo sofrimento que passaram.
3)De maneira que fazem as pessoas sofrerem.
Atividade Complementar:
1)Não,porque as duas opções causam sofrimento para quem é vítima.
2)Religioso,com deficientes físicos e contra pessoas gordas.
4)É punida com reclusão de até 5 anos e multa.
Johnny Henrique dos Santos Paulino 7°A