Regime Especial de Atividades Escolares não Presenciais – REAENP
ROTEIRO DE ESTUDO
ETAPA: 6º ANO PERÍODO: 04 a 15/05/2020
COMPONENTE CURRICULAR ENVOLVIDO: Português DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): Débora Souza
TEMA NORTEADOR: Leitura da Crônica “O Santinho” de Luís Fernando Veríssimo.
LABORATÓRIO: Clube do Livro
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
ATIVIDADES DA TERCEIRA SEMANA CARGA HORÁRIA: 3h
ATIVIDADE INICIAL: Assista o vídeo, ele pode te motivar a gostar de ler.
ROTEIRO DE ESTUDO
ETAPA: 6º ANO PERÍODO: 04 a 15/05/2020
COMPONENTE CURRICULAR ENVOLVIDO: Português DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): Débora Souza
TEMA NORTEADOR: Leitura da Crônica “O Santinho” de Luís Fernando Veríssimo.
LABORATÓRIO: Clube do Livro
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
ATIVIDADES DA TERCEIRA SEMANA CARGA HORÁRIA: 3h
ATIVIDADE INICIAL: Assista o vídeo, ele pode te motivar a gostar de ler.
ATIVIDADE PRINCIPAL: Leia:
⦁ Os motivos para aprender a ser um bom leitor
⦁ O que é Texto narrativo?
⦁ “O Santinho”, de Luís Fernando Veríssimo.
⦁ Responda às questões propostas.
⦁ O que é Texto narrativo?
⦁ “O Santinho”, de Luís Fernando Veríssimo.
⦁ Responda às questões propostas.
TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 15 min
7 MOTIVOS PARA APRENDER A GOSTAR DE LER
A leitura é um dos melhores hábitos que o ser humano pode ter. Ela nos proporciona diversas vantagens e benefícios. Além disso, quem adquire o hábito de ler, sempre agrega lições e novas perspectivas sobre a vida. Torne-se um leitor, comece hoje mesmo!
Ler é importante porque:
⦁ Estimula a saúde mental
A leitura é uma das formas mais fáceis de exercitar o cérebro, além de garantir o equilíbrio saudável de sua mente.
⦁ Aumenta o seu conhecimento
Além de ser prazerosa, a leitura é muito útil em diversas situações da sua vida.
⦁ Estimula um pensamento crítico
Ler uma história e desvendar seus mistérios, ajuda a estimular o nosso pensamento crítico e lógico
⦁ Aumenta o poder de concentração
O hábito de ler, te mantém concentrado. Te ajuda a manter o foco nos estudos.
⦁ Aumenta o vocabulário
Ao ler vários gêneros de leitura, se conhece novas palavras e com isso aumenta seu vocabulário.
⦁ Melhora a escrita
Quem lê muito acaba aprendendo a escrever melhor.
Ler te ajuda a relaxar, por isso ao invés de estar ouvindo os telejornais que nos trazem tantas notícias ruins, procure fazer uma boa leitura.
A leitura é uma das formas mais fáceis de exercitar o cérebro, além de garantir o equilíbrio saudável de sua mente.
⦁ Aumenta o seu conhecimento
Além de ser prazerosa, a leitura é muito útil em diversas situações da sua vida.
⦁ Estimula um pensamento crítico
Ler uma história e desvendar seus mistérios, ajuda a estimular o nosso pensamento crítico e lógico
⦁ Aumenta o poder de concentração
O hábito de ler, te mantém concentrado. Te ajuda a manter o foco nos estudos.
⦁ Aumenta o vocabulário
Ao ler vários gêneros de leitura, se conhece novas palavras e com isso aumenta seu vocabulário.
⦁ Melhora a escrita
Quem lê muito acaba aprendendo a escrever melhor.
⦁ Alivia o stress
Dica: Leia toda manhã. Comece o dia refletindo, pois isso o ajudará a ter uma
Texto Narrativo
É o texto em que um narrador conta uma história, relatando uma sequência de acontecimentos (a ação) vividos pelas personagens da história, num determinado tempo e espaço.
Componentes do texto narrativo:
Componentes do texto narrativo:
⦁ Narrador
⦁ Participante (é aquele que conta a história e também participa dela como personagem)
⦁ Não participante (é aquele que conta a história e apenas fica de fora observando o desenrolar das ações)
⦁ Não participante (é aquele que conta a história e apenas fica de fora observando o desenrolar das ações)
⦁ Personagens
⦁ Principal
⦁ Secundárias
⦁ Secundárias
⦁ Ação
⦁ Introdução (é a apresentação inicial da história)
⦁ Desenvolvimento (é a apresentação das peripécias e dos problemas pelos quais passam os personagens.
⦁ Conclusão (apresentação da solução dos problemas e o final da história)
⦁ Desenvolvimento (é a apresentação das peripécias e dos problemas pelos quais passam os personagens.
⦁ Conclusão (apresentação da solução dos problemas e o final da história)
⦁ Tempo
Quando as ações acontecem na história.
⦁ Espaço
Onde as ações acontecem na história.
(Luís Fernando Veríssimo)
Me lembro com clareza de todas as minhas professoras, mas me lembro de uma em particular. Ela se chamava Dona Ilka. Curioso: por que escrevi "Dona Ilka" e não Ilka? Talvez por medo de que ela se materializasse aqui ao meu lado e exigisse o "Dona", onde se viu tratar professora pelo primeiro nome, menino? No meu tempo não eram nossas tias. A Dona Ilka não era maternal. Era uma mulher pequena com um perfil de passarinho. Um pequeno passarinho loiro. E uma fera.
Eu era um aluno "bem-comportado". Era um vagabundo, não aprendia nada, vivia distraído. Mas comportamento, 10. Por isto até hoje faço verdadeiras faxinas na memória, procurando embaixo de tudo e em todos os nichos a razão de ter sido, um dia, castigado pela Dona Ilka. Alguma eu devo ter feito, mas não consigo lembrar o quê. O fato é que fui posto de castigo. Que consistia em ficar de pé num canto da sala de aula, com a cara virada para a parede. (Isto tudo, já dá para ver, foi mais ou menos lá pela Idade Média). Mas o que eu nunca esqueci foi a Dona Ilka ter me chamado de "santinho do pau oco".
Ser bem-comportado em aula não era uma decisão minha nem era nada de que me orgulhasse. Era só o meu temperamento. Mas a frase terrível da Dona Ilka sugeria que a minha conduta era uma simulação. Eu era um falso. Um santo falsificado! Depois disso, pelo resto da vida, não foram poucas as vezes em que um passarinho imaginário com perfil de professora pousou no meu ombro e me chamou de fingido. Os santinhos do pau oco passam a vida se questionando.
Atividades
01) Quem é o narrador dessa crônica?
02) Onde se passa essa narrativa?
03) Por que o narrador se lembrava especialmente de Dona Ilka, como professora?
04) Você já viveu, em sala de aula, alguma situação parecida com a do personagem dessa história?
05) Escreva que tipo de comportamento você tem quando está em sala de aula.
O Santinho
(Luís Fernando Veríssimo)
Me lembro com clareza de todas as minhas professoras, mas me lembro de uma em particular. Ela se chamava Dona Ilka. Curioso: por que escrevi "Dona Ilka" e não Ilka? Talvez por medo de que ela se materializasse aqui ao meu lado e exigisse o "Dona", onde se viu tratar professora pelo primeiro nome, menino? No meu tempo não eram nossas tias. A Dona Ilka não era maternal. Era uma mulher pequena com um perfil de passarinho. Um pequeno passarinho loiro. E uma fera.
Eu era um aluno "bem-comportado". Era um vagabundo, não aprendia nada, vivia distraído. Mas comportamento, 10. Por isto até hoje faço verdadeiras faxinas na memória, procurando embaixo de tudo e em todos os nichos a razão de ter sido, um dia, castigado pela Dona Ilka. Alguma eu devo ter feito, mas não consigo lembrar o quê. O fato é que fui posto de castigo. Que consistia em ficar de pé num canto da sala de aula, com a cara virada para a parede. (Isto tudo, já dá para ver, foi mais ou menos lá pela Idade Média). Mas o que eu nunca esqueci foi a Dona Ilka ter me chamado de "santinho do pau oco".
Ser bem-comportado em aula não era uma decisão minha nem era nada de que me orgulhasse. Era só o meu temperamento. Mas a frase terrível da Dona Ilka sugeria que a minha conduta era uma simulação. Eu era um falso. Um santo falsificado! Depois disso, pelo resto da vida, não foram poucas as vezes em que um passarinho imaginário com perfil de professora pousou no meu ombro e me chamou de fingido. Os santinhos do pau oco passam a vida se questionando.
Atividades
01) Quem é o narrador dessa crônica?
02) Onde se passa essa narrativa?
03) Por que o narrador se lembrava especialmente de Dona Ilka, como professora?
04) Você já viveu, em sala de aula, alguma situação parecida com a do personagem dessa história?
05) Escreva que tipo de comportamento você tem quando está em sala de aula.
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