sexta-feira, 8 de maio de 2020

AULA PARA OS 1º e 2º PERÍODOS EJA - LABORATÓRIO CLUBE DO LIVRO 08/05/2020

   


                                                                                                          
ROTEIRO DE ESTUDO
ETAPA: 1º e 2º Períodos
PERÍODO: 04 a 15/05/2020
COMPONENTE CURRICULAR ENVOLVIDO: Português
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): Débora Souza
TEMA NORTEADOR: Leitura da Crônica “O Santinho” de Luís Fernando Veríssimo.
LABORATÓRIO: Clube do Livro
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
ATIVIDADES DA TERCEIRA SEMANA
CARGA HORÁRIA: 3h
ATIVIDADE INICIAL:  Leia  o texto  “7 motivos para aprender a gostar de ler”. 


ATIVIDADE PRINCIPAL: Leia:

·         O que é gênero textual Crônica?
·         “O Santinho”, de Luís Fernando Veríssimo.
·         Responda às questões propostas.



TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO:  20 min


7 MOTIVOS PARA APRENDER A GOSTAR DE LER

A leitura é um dos melhores hábitos que o ser humano pode ter. Ela nos proporciona diversas vantagens e benefícios. Além disso, quem adquire o hábito de ler, sempre agrega lições e novas perspectivas sobre a vida. Torne-se um leitor, comece hoje mesmo!


Ler é importante porque:

1.    Estimula a saúde mental
A leitura é uma das formas mais fáceis de exercitar o cérebro, além de garantir o equilíbrio saudável de sua mente.
2.    Aumenta o seu conhecimento
Além de ser prazerosa, a leitura é muito útil em diversas situações da sua vida.
3.    Estimula um pensamento crítico
Ler uma história e desvendar seus mistérios, ajuda a estimular o nosso pensamento crítico e lógico
4.    Aumenta o poder de concentração
O hábito de ler, te mantém concentrado. Te ajuda a manter o foco nos estudos.
5.    Aumenta o vocabulário
Ao ler vários gêneros de leitura, se conhece novas palavras e com isso aumenta seu vocabulário.
6.    Melhora a escrita
Quem lê muito acaba aprendendo a escrever melhor.
7.    Alivia o stress
Ler te ajuda a relaxar, por isso ao invés de estar ouvindo os telejornais que nos trazem tantas notícias ruins, procure fazer uma boa leitura.

Dica: Leia toda manhã. Comece o dia refletindo, pois isso o ajudará a ter uma





Texto narrativo: estrutura e elementos da narrativa

texto narrativo é caracterizado por narrar uma história, ou seja, contar uma história através de uma sequência de várias ações reais ou imaginárias. Essa sucessão de acontecimentos é contada por um narrador e está estruturada em introdução, desenvolvimento e conclusão. Ao longo dessa estrutura narrativa são apresentados os principais elementos da narração: espaço, tempo, personagem, enredo e narrador.
Principais elementos da narrativa
Espaço: O espaço se refere ao local onde se desenrola a ação. Pode ser físico (no colégio, no Brasil, na praça,…), social (características do ambiente social) e psicológico (vivências, pensamento e sentimentos do sujeito,…).
Tempo: O tempo se refere à duração da ação e ao desenrolar dos acontecimentos. O tempo cronológico indica a sucessão cronológica dos fatos, pelas horas, dias, anos,… O tempo psicológico se refere às lembranças e vivências das personagens, sendo subjetivo e influenciado pelo estado de espírito das personagens em cada momento.
Personagens: São caracterizadas através de qualidades físicas e psicológicas, podendo essa caracterização ser feita de modo direto (explicitada pelo narrador ou por outras personagens, através de autocaracterização ou heterocaracterização) ou de modo indireto (feita com base nas atitudes e comportamento das personagens).
As personagens possuem diferentes importâncias na narração, havendo personagens principais e personagens secundárias. As personagens principais desempenham papéis essenciais no enredo, podendo ser protagonistas (que deseja, tenta, consegue) ou antagonistas (que dificulta, atrapalha, impede). As personagens secundárias desempenham papéis menores e podem ser coadjuvantes (ajudam as personagens principais em ações secundárias) ou figurantes (ajudam na caracterização de um espaço social).
Enredo: Também chamado de intriga, trama ou ação, o enredo é composto pelos acontecimentos que ocorrem num determinado tempo e espaço e são vivenciados pelas personagens. As ações seguem-se umas às outras por encadeamento, encaixe e alternância.
Narrador: O narrador é o responsável pela narração, ou seja, é quem conta a história. Existem vários tipos de narrador:
Narrador onisciente e onipresente: Conhece intimamente as personagens e a totalidade do enredo, de forma pormenorizada. Utiliza maioritariamente a narração na 3.ª pessoa, mas pode narrar na 1.ª pessoa, em discurso indireto livre, tendo sua voz confundida com a voz das personagens, tal é o seu conhecimento e intimidade com a narrativa.
Narrador personagem, participante ou presente: Conta a história na 1.ª pessoa, do ponto de vista da personagem que é. Apenas conhece seus próprios pensamentos e as ações que se vão desenrolando, nas quais também participa. Tem conhecimentos limitados sobre as restantes personagens e sobre a totalidade do enredo. Este tipo de narração é mais subjetivo, transmitindo o ponto de vista e as emoções do narrador.
Narrador observador, não participante ou ausente: Limita-se a contar a história, sem se envolver nela. Embora tenha conhecimento das ações, não conhece o íntimo das personagens, mantendo uma narrativa imparcial e objetiva. Utiliza a narração na 3.ª pessoa.
Nos textos narrativos, é através da voz do narrador que conhecemos o desenrolar da história e as ações das personagens, mas é através da voz das personagens que conhecemos as suas ideias, opiniões e sentimentos. A forma como a voz das personagens é introduzida na voz do narrador é chamada de discurso.

Estrutura narrativa
Os textos narrativos são estruturados em introdução, desenvolvimento e conclusão.
Introdução: A introdução se refere à situação inicial da história. Também chamada de apresentação, é nesta parte da narração que são apresentados os principais elementos da narração: espaço, tempo, personagens, enredo e narrador. Ficamos sabendo quem, quando e onde.
Desenvolvimento: Durante o desenvolvimento do enredo, ocorrem conflitos, ou seja, acontecimentos que quebram o equilíbrio apresentado na introdução, modificando essa situação inicial. Ficamos sabendo o quê e como. No desenvolvimento ocorre também o momento mais tenso e emocionante da história - o clímax.
Conclusão: Também chamada de desfecho, desenlace ou epílogo, a conclusão é a parte da narração em que se resolvem os conflitos (positiva ou negativamente). Fica evidenciada a relação existente entre os diferentes acontecimentos, sendo apresentadas suas consequências. 











O Santinho
(Luís Fernando Veríssimo)

Me lembro com clareza de todas as minhas professoras, mas me lembro de uma em particular. Ela se chamava Dona Ilka. Curioso: por que escrevi "Dona Ilka" e não Ilka? Talvez por medo de que ela se materializasse aqui ao meu lado e exigisse o "Dona", onde se viu tratar professora pelo primeiro nome, menino? No meu tempo não eram nossas tias. A Dona Ilka não era maternal. Era uma mulher pequena com um perfil de passarinho. Um pequeno passarinho loiro. E uma fera.
Eu era um aluno "bem-comportado". Era um vagabundo, não aprendia nada, vivia distraído. Mas comportamento, 10. Por isto até hoje faço verdadeiras faxinas na memória, procurando embaixo de tudo e em todos os nichos a razão de ter sido, um dia, castigado pela Dona Ilka. Alguma eu devo ter feito, mas não consigo lembrar o quê. O fato é que fui posto de castigo. Que consistia em ficar de pé num canto da sala de aula, com a cara virada para a parede. (Isto tudo, já dá para ver, foi mais ou menos lá pela Idade Média). Mas o que eu nunca esqueci foi a Dona Ilka ter me chamado de "santinho do pau oco".
Ser bem-comportado em aula não era uma decisão minha nem era nada de que me orgulhasse. Era só o meu temperamento. Mas a frase terrível da Dona Ilka sugeria que a minha conduta era uma simulação. Eu era um falso. Um santo falsificado! Depois disso, pelo resto da vida, não foram poucas as vezes em que um passarinho imaginário com perfil de professora pousou no meu ombro e me chamou de fingido. Os santinhos do pau oco passam a vida se questionando.




ATIVIDADES

01)   Você se considera um bom leitor ou um mau leitor? Justifique sua resposta.   
02)   De acordo com os elementos da narrativa, identifique na crônica de Luís Fernando:

a)    O tipo de narrador;
b)    O espaço da narrativa;
c)     A situação de conflito vivida pelo leitor.

03)   O comportamento do aluno era realmente considerado 10? Justifique sua resposta.
04)   Escreva, em poucas linhas, uma situação que você ou algum colega seu tenha vivido que tenha se assemelhado ao do personagem da crônica “O santinho”, de Luís Fernando Veríssimo:

2 comentários:

  1. Andressa Wanderley Silva
    Atividade:
    1. Um bom leitor, pois leio com atenção para entender o assunto.

    2.(a) narrador personagem,participante ou presente.
    (b) o espaço da narrativa é na escola.
    (c). Foi posto de castigo , onde tinha que ficar de pé com a cara virada para pé rede.

    3. Sim,porque era um aluno bem comportado.

    4. Um dia na escola eu não concordei com o modo em que a professora queria que os alunos fizessem um trabalho em grupo na escola e fui suspensa da aula.

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  2. Yslaine fidelis cavalcante de souza
    Atividade:
    1- Um bom leitor, leio com muita atenção para entender melhor o texto.

    2- (a): narrador presente.
    (B): Sala de aula
    (C):Foi posto de castigo

    3-Sim, era um aluno comportado mas vivia destruído

    4- Não vivi nenhum momento semelhado ao texto

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