ROTEIRO DE ESTUDO
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ETAPA: 3º Período
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PERÍODO: 04 a 15/05/2020
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COMPONENTE CURRICULAR ENVOLVIDO: Português
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DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): Débora Souza
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TEMA NORTEADOR: Leitura da Crônica “O Santinho” de Luís
Fernando Veríssimo.
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LABORATÓRIO: Clube do Livro
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Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais,
durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com
responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para
tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as
anotações no seu caderno e diário de bordo.
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ATIVIDADES DA TERCEIRA SEMANA
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CARGA HORÁRIA: 3h
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ATIVIDADE INICIAL: Leia
o texto “7 motivos para
aprender a gostar de ler”.
ATIVIDADE PRINCIPAL: Leia:
·
O que é gênero textual Crônica?
·
“O Santinho”, de Luís Fernando Veríssimo.
·
Responda às questões propostas.
TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO:
20 min
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7 MOTIVOS PARA APRENDER A GOSTAR DE LER
A
leitura é um dos melhores hábitos que o ser humano pode ter. Ela nos
proporciona diversas vantagens e benefícios. Além disso, quem
adquire o hábito de ler, sempre agrega lições e novas perspectivas sobre a
vida. Torne-se um leitor, comece hoje mesmo!
Ler é importante porque:
1.
Estimula a saúde mental
A leitura é uma das formas
mais fáceis de exercitar o cérebro, além de garantir o equilíbrio saudável de
sua mente.
2.
Aumenta o seu conhecimento
Além de ser prazerosa, a leitura
é muito útil em diversas situações da sua vida.
3.
Estimula um pensamento crítico
Ler uma história e desvendar
seus mistérios, ajuda a estimular o nosso pensamento crítico e lógico
4.
Aumenta o poder de concentração
O hábito de ler, te mantém
concentrado. Te ajuda a manter o foco nos estudos.
5.
Aumenta o vocabulário
Ao ler vários gêneros de
leitura, se conhece novas palavras e com isso aumenta seu vocabulário.
6.
Melhora a escrita
Quem lê muito acaba aprendendo
a escrever melhor.
7.
Alivia o stress
Ler te ajuda a relaxar, por
isso ao invés de estar ouvindo os telejornais que nos trazem tantas notícias ruins,
procure fazer uma boa leitura.
Dica: Leia toda manhã. Comece o dia
refletindo, pois isso o ajudará a ter uma
Crônica
A crônica é um gênero textual muito
presente em jornais e revistas. Em geral, os assuntos abordados em
textos desse tipo são voltados ao cotidiano das cidades – a
crônica pode ser entendida como um retrato verbal particular dos
acontecimentos urbanos. Embora não seja uma regra, as crônicas costumam
tratar de assuntos mais leves e de um modo humorístico.
Características
A crônica é um gênero
discursivo que mescla a tipologia narrativa com trechos reflexivos e,
em alguns casos, argumentativos. A linguagem da
crônica costuma ser leve, marcada por coloquialidade e,
não raro, cada cronista tem seu estilo próprio no uso das palavras. Os temas comuns a
esse gênero são os mais variados possíveis. Qualquer assunto cotidiano pode ser
motivo de crônica.
Tipos de crônica:
- Crônica narrativa
A crônica narrativa é aquela
que contém apenas elementos da narração em
sua estrutura, ou seja, que apresenta personagens, tempo, espaço e enredo.
Nessas crônicas, não há longos trechos reflexivos ou argumentativos, como é
comum naquelas publicadas em jornais. O assunto da crônica narrativa é, via de
regra, um tema vinculado ao cotidiano das cidades.
- Crônica jornalística
A crônica jornalística pode
ser caracterizada como um gênero que mistura fragmentos
narrativos – em geral, pequenos fatos cotidianos são contados para, em
seguida, promover-se uma reflexão sobre eles – e trechos mais longos de
reflexão e argumentação sobre o fato narrado. Normalmente, os principais
acontecimentos do dia ou da semana anterior são os assuntos redigidos nas
crônicas jornalísticas.
- Crônica humorística
Uma das marcas das crônicas
narrativas e jornalísticas é, em geral, ter um enfoque humorístico acerca
das cenas e acontecimentos cotidianos.
O Santinho
(Luís
Fernando Veríssimo)
Me lembro com clareza de todas
as minhas professoras, mas me lembro de uma em particular. Ela se chamava Dona
Ilka. Curioso: por que escrevi "Dona Ilka" e não Ilka? Talvez por
medo de que ela se materializasse aqui ao meu lado e exigisse o
"Dona", onde se viu tratar professora pelo primeiro nome, menino? No
meu tempo não eram nossas tias. A Dona Ilka não era maternal. Era uma mulher
pequena com um perfil de passarinho. Um pequeno passarinho loiro. E uma fera.
Eu era
um aluno "bem-comportado". Era um vagabundo, não aprendia nada, vivia
distraído. Mas comportamento, 10. Por isto até hoje faço verdadeiras faxinas na
memória, procurando embaixo de tudo e em todos os nichos a razão de ter sido,
um dia, castigado pela Dona Ilka. Alguma eu devo ter feito, mas não consigo
lembrar o quê. O fato é que fui posto de castigo. Que consistia em ficar de pé
num canto da sala de aula, com a cara virada para a parede. (Isto tudo, já dá
para ver, foi mais ou menos lá pela Idade Média). Mas o que eu nunca esqueci
foi a Dona Ilka ter me chamado de "santinho do pau oco".
Ser bem-comportado em aula não
era uma decisão minha nem era nada de que me orgulhasse. Era só o meu
temperamento. Mas a frase terrível da Dona Ilka sugeria que a minha conduta era
uma simulação. Eu era um falso. Um santo falsificado! Depois disso, pelo resto
da vida, não foram poucas as vezes em que um passarinho imaginário com perfil
de professora pousou no meu ombro e me chamou de fingido. Os santinhos do pau
oco passam a vida se questionando.
Atividades
01) Você se
considera um bom leitor ou um mau leitor? Justifique sua resposta.
02) De
acordo com a leitura do texto “O santinho”, o que significa a expressão
"santinho do pau oco"? Já usaram essa expressão com relação a você?
Já a usou para se referir a alguém?
03) Qual a
visão geral que você tem em relação ao “comportamento nota 10” do personagem
principal da Crônica?
04) Que
tipo de crônica pode ser classificada essa crônica de Luís Fernando Veríssimo?
05) Escreva
uma situação que você tenha vivido em sala de aula a qual tenha lhe deixado
marcas positivas ou negativas até hoje.
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