sexta-feira, 8 de maio de 2020

AULA PARA O 3º PERÍODO DA EJA - LABORATÓRIO CLUBE DO LIVRO 08/05/2020






                                                                                                          
ROTEIRO DE ESTUDO
ETAPA: 3º Período
PERÍODO: 04 a 15/05/2020
COMPONENTE CURRICULAR ENVOLVIDO: Português
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): Débora Souza
TEMA NORTEADOR: Leitura da Crônica “O Santinho” de Luís Fernando Veríssimo.
LABORATÓRIO: Clube do Livro
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
ATIVIDADES DA TERCEIRA SEMANA
CARGA HORÁRIA: 3h
ATIVIDADE INICIAL:  Leia  o texto  “7 motivos para aprender a gostar de ler”. 


ATIVIDADE PRINCIPAL: Leia:

·         O que é gênero textual Crônica?
·         “O Santinho”, de Luís Fernando Veríssimo.
·         Responda às questões propostas.



TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO:  20 min

7 MOTIVOS PARA APRENDER A GOSTAR DE LER

A leitura é um dos melhores hábitos que o ser humano pode ter. Ela nos proporciona diversas vantagens e benefícios. Além disso, quem adquire o hábito de ler, sempre agrega lições e novas perspectivas sobre a vida. Torne-se um leitor, comece hoje mesmo!


Ler é importante porque:

1.    Estimula a saúde mental

A leitura é uma das formas mais fáceis de exercitar o cérebro, além de garantir o equilíbrio saudável de sua mente.

2.    Aumenta o seu conhecimento

Além de ser prazerosa, a leitura é muito útil em diversas situações da sua vida.

3.    Estimula um pensamento crítico

Ler uma história e desvendar seus mistérios, ajuda a estimular o nosso pensamento crítico e lógico

4.    Aumenta o poder de concentração

O hábito de ler, te mantém concentrado. Te ajuda a manter o foco nos estudos.

5.    Aumenta o vocabulário

Ao ler vários gêneros de leitura, se conhece novas palavras e com isso aumenta seu vocabulário.

6.    Melhora a escrita

Quem lê muito acaba aprendendo a escrever melhor.

7.    Alivia o stress

Ler te ajuda a relaxar, por isso ao invés de estar ouvindo os telejornais que nos trazem tantas notícias ruins, procure fazer uma boa leitura.

Dica: Leia toda manhã. Comece o dia refletindo, pois isso o ajudará a ter uma



Crônica

A crônica é um gênero textual muito presente em jornais e revistas. Em geral, os assuntos abordados em textos desse tipo são voltados ao cotidiano das cidades – a crônica pode ser entendida como um retrato verbal particular dos acontecimentos urbanos. Embora não seja uma regra, as crônicas costumam tratar de assuntos mais leves e de um modo humorístico.

Características

A crônica é um gênero discursivo que mescla a tipologia narrativa com trechos reflexivos e, em alguns casos, argumentativos. A linguagem da crônica costuma ser leve, marcada por coloquialidade e, não raro, cada cronista tem seu estilo próprio no uso das palavras. Os temas comuns a esse gênero são os mais variados possíveis. Qualquer assunto cotidiano pode ser motivo de crônica.

Tipos de crônica:

  • Crônica narrativa
A crônica narrativa é aquela que contém apenas elementos da narração em sua estrutura, ou seja, que apresenta personagenstempoespaço e enredo. Nessas crônicas, não há longos trechos reflexivos ou argumentativos, como é comum naquelas publicadas em jornais. O assunto da crônica narrativa é, via de regra, um tema vinculado ao cotidiano das cidades.

  • Crônica jornalística
A crônica jornalística pode ser caracterizada como um gênero que mistura fragmentos narrativos – em geral, pequenos fatos cotidianos são contados para, em seguida, promover-se uma reflexão sobre eles – e trechos mais longos de reflexão e argumentação sobre o fato narrado. Normalmente, os principais acontecimentos do dia ou da semana anterior são os assuntos redigidos nas crônicas jornalísticas. 

  • Crônica humorística
Uma das marcas das crônicas narrativas e jornalísticas é, em geral, ter um enfoque humorístico acerca das cenas e acontecimentos cotidianos.






O Santinho
(Luís Fernando Veríssimo)

Me lembro com clareza de todas as minhas professoras, mas me lembro de uma em particular. Ela se chamava Dona Ilka. Curioso: por que escrevi "Dona Ilka" e não Ilka? Talvez por medo de que ela se materializasse aqui ao meu lado e exigisse o "Dona", onde se viu tratar professora pelo primeiro nome, menino? No meu tempo não eram nossas tias. A Dona Ilka não era maternal. Era uma mulher pequena com um perfil de passarinho. Um pequeno passarinho loiro. E uma fera.
Eu era um aluno "bem-comportado". Era um vagabundo, não aprendia nada, vivia distraído. Mas comportamento, 10. Por isto até hoje faço verdadeiras faxinas na memória, procurando embaixo de tudo e em todos os nichos a razão de ter sido, um dia, castigado pela Dona Ilka. Alguma eu devo ter feito, mas não consigo lembrar o quê. O fato é que fui posto de castigo. Que consistia em ficar de pé num canto da sala de aula, com a cara virada para a parede. (Isto tudo, já dá para ver, foi mais ou menos lá pela Idade Média). Mas o que eu nunca esqueci foi a Dona Ilka ter me chamado de "santinho do pau oco".
Ser bem-comportado em aula não era uma decisão minha nem era nada de que me orgulhasse. Era só o meu temperamento. Mas a frase terrível da Dona Ilka sugeria que a minha conduta era uma simulação. Eu era um falso. Um santo falsificado! Depois disso, pelo resto da vida, não foram poucas as vezes em que um passarinho imaginário com perfil de professora pousou no meu ombro e me chamou de fingido. Os santinhos do pau oco passam a vida se questionando.

Atividades

01)   Você se considera um bom leitor ou um mau leitor? Justifique sua resposta.   
02)   De acordo com a leitura do texto “O santinho”, o que significa a expressão "santinho do pau oco"? Já usaram essa expressão com relação a você? Já a usou para se referir a alguém?
03)   Qual a visão geral que você tem em relação ao “comportamento nota 10” do personagem principal da Crônica?
04)   Que tipo de crônica pode ser classificada essa crônica de Luís Fernando Veríssimo?
05)   Escreva uma situação que você tenha vivido em sala de aula a qual tenha lhe deixado marcas positivas ou negativas até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário