ROTEIRO DE ESTUDO
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ETAPA: 1º e 2º Períodos
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PERÍODO: 04 a 15/05/2020
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COMPONENTE CURRICULAR ENVOLVIDO: Português
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DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): Débora Souza
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TEMA NORTEADOR: Leitura da Crônica “O Santinho” de Luís
Fernando Veríssimo.
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LABORATÓRIO: Clube do Livro
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Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais,
durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com
responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para
tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as
anotações no seu caderno e diário de bordo.
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ATIVIDADES DA TERCEIRA SEMANA
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CARGA HORÁRIA: 3h
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ATIVIDADE INICIAL: Leia
o texto “7 motivos para
aprender a gostar de ler”.
ATIVIDADE PRINCIPAL: Leia:
·
O que é gênero textual Crônica?
·
“O Santinho”, de Luís Fernando Veríssimo.
·
Responda às questões propostas.
TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 20 min
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7 MOTIVOS PARA APRENDER A GOSTAR DE LER
A
leitura é um dos melhores hábitos que o ser humano pode ter. Ela nos
proporciona diversas vantagens e benefícios. Além disso, quem
adquire o hábito de ler, sempre agrega lições e novas perspectivas sobre a
vida. Torne-se um leitor, comece hoje mesmo!
Ler é importante porque:
1.
Estimula a saúde mental
A leitura é uma das formas
mais fáceis de exercitar o cérebro, além de garantir o equilíbrio saudável de
sua mente.
2.
Aumenta o seu conhecimento
Além de ser prazerosa, a leitura
é muito útil em diversas situações da sua vida.
3.
Estimula um pensamento crítico
Ler uma história e desvendar
seus mistérios, ajuda a estimular o nosso pensamento crítico e lógico
4.
Aumenta o poder de concentração
O hábito de ler, te mantém
concentrado. Te ajuda a manter o foco nos estudos.
5.
Aumenta o vocabulário
Ao ler vários gêneros de
leitura, se conhece novas palavras e com isso aumenta seu vocabulário.
6.
Melhora a escrita
Quem lê muito acaba aprendendo
a escrever melhor.
7.
Alivia o stress
Ler te ajuda a relaxar, por
isso ao invés de estar ouvindo os telejornais que nos trazem tantas notícias ruins,
procure fazer uma boa leitura.
Dica: Leia toda manhã. Comece o dia
refletindo, pois isso o ajudará a ter uma
Texto narrativo: estrutura e elementos da narrativa
O texto narrativo é caracterizado
por narrar uma história, ou seja, contar uma história através de uma sequência
de várias ações reais ou imaginárias. Essa sucessão de acontecimentos é contada
por um narrador e está estruturada em introdução, desenvolvimento e conclusão.
Ao longo dessa estrutura narrativa são apresentados os principais elementos da
narração: espaço, tempo, personagem, enredo e narrador.
Principais
elementos da narrativa
Espaço: O espaço se
refere ao local onde se desenrola a ação. Pode ser físico (no colégio, no
Brasil, na praça,…), social (características do ambiente social) e psicológico
(vivências, pensamento e sentimentos do sujeito,…).
Tempo: O tempo se
refere à duração da ação e ao desenrolar dos acontecimentos. O tempo
cronológico indica a sucessão cronológica dos fatos, pelas horas, dias, anos,…
O tempo psicológico se refere às lembranças e vivências das personagens, sendo
subjetivo e influenciado pelo estado de espírito das personagens em cada
momento.
Personagens: São
caracterizadas através de qualidades físicas e psicológicas, podendo essa
caracterização ser feita de modo direto (explicitada pelo narrador ou por
outras personagens, através de autocaracterização ou heterocaracterização) ou
de modo indireto (feita com base nas atitudes e comportamento das personagens).
As personagens
possuem diferentes importâncias na narração, havendo personagens principais e
personagens secundárias. As personagens principais desempenham papéis
essenciais no enredo, podendo ser protagonistas (que deseja, tenta, consegue)
ou antagonistas (que dificulta, atrapalha, impede). As personagens secundárias
desempenham papéis menores e podem ser coadjuvantes (ajudam as personagens
principais em ações secundárias) ou figurantes (ajudam na caracterização de um
espaço social).
Enredo: Também
chamado de intriga, trama ou ação, o enredo é composto pelos acontecimentos que
ocorrem num determinado tempo e espaço e são vivenciados pelas personagens. As
ações seguem-se umas às outras por encadeamento, encaixe e alternância.
Narrador: O narrador é
o responsável pela narração, ou seja, é quem conta a história. Existem vários
tipos de narrador:
Narrador
onisciente e onipresente: Conhece intimamente as personagens e a totalidade
do enredo, de forma pormenorizada. Utiliza maioritariamente a narração na 3.ª
pessoa, mas pode narrar na 1.ª pessoa, em discurso indireto livre, tendo sua
voz confundida com a voz das personagens, tal é o seu conhecimento e intimidade
com a narrativa.
Narrador
personagem, participante ou presente: Conta a história na 1.ª pessoa, do ponto de vista
da personagem que é. Apenas conhece seus próprios pensamentos e as ações que se
vão desenrolando, nas quais também participa. Tem conhecimentos limitados sobre
as restantes personagens e sobre a totalidade do enredo. Este tipo de narração
é mais subjetivo, transmitindo o ponto de vista e as emoções do narrador.
Narrador
observador, não participante ou ausente: Limita-se a contar a
história, sem se envolver nela. Embora tenha conhecimento das ações, não
conhece o íntimo das personagens, mantendo uma narrativa imparcial e objetiva.
Utiliza a narração na 3.ª pessoa.
Nos textos
narrativos, é através da voz do narrador que conhecemos o desenrolar da
história e as ações das personagens, mas é através da voz das personagens que
conhecemos as suas ideias, opiniões e sentimentos. A forma como a voz das
personagens é introduzida na voz do narrador é chamada de discurso.
Estrutura
narrativa
Os textos
narrativos são estruturados em introdução, desenvolvimento e conclusão.
Introdução: A introdução
se refere à situação inicial da história. Também chamada de apresentação, é
nesta parte da narração que são apresentados os principais elementos da
narração: espaço, tempo, personagens, enredo e narrador. Ficamos sabendo quem,
quando e onde.
Desenvolvimento: Durante o
desenvolvimento do enredo, ocorrem conflitos, ou seja, acontecimentos que
quebram o equilíbrio apresentado na introdução, modificando essa situação
inicial. Ficamos sabendo o quê e como. No desenvolvimento ocorre também o
momento mais tenso e emocionante da história - o clímax.
Conclusão: Também chamada de desfecho, desenlace ou epílogo,
a conclusão é a parte da narração em que se resolvem os conflitos (positiva ou
negativamente). Fica evidenciada a relação existente entre os diferentes
acontecimentos, sendo apresentadas suas consequências.
O Santinho
(Luís
Fernando Veríssimo)
Me lembro com clareza de todas
as minhas professoras, mas me lembro de uma em particular. Ela se chamava Dona
Ilka. Curioso: por que escrevi "Dona Ilka" e não Ilka? Talvez por
medo de que ela se materializasse aqui ao meu lado e exigisse o "Dona",
onde se viu tratar professora pelo primeiro nome, menino? No meu tempo não eram
nossas tias. A Dona Ilka não era maternal. Era uma mulher pequena com um perfil
de passarinho. Um pequeno passarinho loiro. E uma fera.
Eu era
um aluno "bem-comportado". Era um vagabundo, não aprendia nada, vivia
distraído. Mas comportamento, 10. Por isto até hoje faço verdadeiras faxinas na
memória, procurando embaixo de tudo e em todos os nichos a razão de ter sido,
um dia, castigado pela Dona Ilka. Alguma eu devo ter feito, mas não consigo
lembrar o quê. O fato é que fui posto de castigo. Que consistia em ficar de pé
num canto da sala de aula, com a cara virada para a parede. (Isto tudo, já dá
para ver, foi mais ou menos lá pela Idade Média). Mas o que eu nunca esqueci
foi a Dona Ilka ter me chamado de "santinho do pau oco".
Ser bem-comportado em aula não
era uma decisão minha nem era nada de que me orgulhasse. Era só o meu
temperamento. Mas a frase terrível da Dona Ilka sugeria que a minha conduta era
uma simulação. Eu era um falso. Um santo falsificado! Depois disso, pelo resto
da vida, não foram poucas as vezes em que um passarinho imaginário com perfil
de professora pousou no meu ombro e me chamou de fingido. Os santinhos do pau
oco passam a vida se questionando.
ATIVIDADES
01) Você se
considera um bom leitor ou um mau leitor? Justifique sua resposta.
02) De
acordo com os elementos da narrativa, identifique na crônica de Luís Fernando:
a) O tipo
de narrador;
b) O
espaço da narrativa;
c) A situação de conflito vivida pelo leitor.
03) O
comportamento do aluno era realmente considerado 10? Justifique sua resposta.
04) Escreva,
em poucas linhas, uma situação que você ou algum colega seu tenha vivido que
tenha se assemelhado ao do personagem da crônica “O santinho”, de Luís Fernando
Veríssimo:
Andressa Wanderley Silva
ResponderExcluirAtividade:
1. Um bom leitor, pois leio com atenção para entender o assunto.
2.(a) narrador personagem,participante ou presente.
(b) o espaço da narrativa é na escola.
(c). Foi posto de castigo , onde tinha que ficar de pé com a cara virada para pé rede.
3. Sim,porque era um aluno bem comportado.
4. Um dia na escola eu não concordei com o modo em que a professora queria que os alunos fizessem um trabalho em grupo na escola e fui suspensa da aula.
Yslaine fidelis cavalcante de souza
ResponderExcluirAtividade:
1- Um bom leitor, leio com muita atenção para entender melhor o texto.
2- (a): narrador presente.
(B): Sala de aula
(C):Foi posto de castigo
3-Sim, era um aluno comportado mas vivia destruído
4- Não vivi nenhum momento semelhado ao texto