ETAPA: 6º ANO PERÍODO: 18 a 29/05/2020
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS: Português DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): Débora Souza
TEMA NORTEADOR: Leitura
A menina que não gostava de ler (Lilia Gramacho)
LABORATÓRIO: Clube do Livro
TEMA NORTEADOR: Leitura
A menina que não gostava de ler (Lilia Gramacho)
LABORATÓRIO: Clube do Livro
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
ATIVIDADE INICIAL: Assista o vídeo
ATIVIDADE PRINCIPAL: Leitura e produção textual tomando como base a estória do livro “A menina que não gostava de ler”. Produção de vídeo envolvendo leitura oral e participação efetiva do aluno.
TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 1h a 2h
A menina que não gostava de ler
Autora: Lilia Gramacho
Era uma vez uma menina que não gostava de pensar. E se ela não gostava de pensar, também não gosta de ler. E se ela não gostava de ler, também não gostava de livros. Por isso, se alguém de teimoso lhe dava um livro de presente, ela ficava furiosa. Tão furiosa, que um dia só pra ver se a fúria passava um pouquinho, ela fez uma das coisas que menos gostava de fazer: pensar.
Mas o fato é que ninguém descobria o que a menina tinha. Quando a notícia se espalhou foi visita de todo lado. Vieram a tia, o tio, os primos, os amigos, os vizinhos que, para alegrar a pobre menina, sempre traziam de presente um livro de estória. E a história se repetia.
E pensou e pensou e pensou, até que de tanto pensar (quem não está acostumado tem que pensar mais que os outros), ela descobriu um jeito de se ver livre da fúria. E dos livros também. Ela pensou assim: se eu não abrir o livro, não vou poder ler o que tem dentro dele. E se eu não ler o que tem dentro dele, não vou poder conhecer suas ideias. E se eu não conhecer suas ideias, não vou poder pensar nelas.
Pronto. Era só abrir um presente e descobrir um livro lá dentro, que ela o pegava, fechadinho como veio e prendia na estante. Livro preso na estante é como um tesouro perdido à espera de ser descoberto. Durante muito tempo foi assim: ganhando e prendendo, ganhando e prendendo. Podia ser livro pequeno, grande, grosso, fino, só de letras, só de desenho e até de letras e desenho juntos.
Ela ganhava e prendia. E foram tantos os livros que ela prendeu, que a estante foi ficando pesada de gorda. Enquanto a menina emagrecia. No começo ninguém percebeu, mas a verdade era que quanto mais o tempo passava, mais a estante engordava e a menina emagrecia. E foi assim, de tão magrinha, que ela adoeceu.
Vendo a filha tão fraquinha daquele jeito, Seu Benedito e Dona Serafina resolveram levá-la ao médico. O primeiro achou que fosse garganta e proibiu sorvetes e picolé. O segundo achou que fosse dor de barriga e proibiu doces e chocolates. O terceiro, ah, o terceiro achou que fosse paixão e proibiu visita do namorado.
E repetiu tantas vezes que a estante, por falta de espaço, foi obrigada a apertar ainda mais todos os livros, que foram obrigados a apertar ainda mais as suas ideias, que foram ficando espremidas, espremidas até que uma delas não aguentou e fugiu.
E ela sentiu uma vontade irresistível de soltar um livro da estante. E soltou. Bastou soltar um para querer soltar todos os outros. E quanto mais ela lia, mais engordava, mais se nutria.
E a ideia era assim: os homens se alimentam de diversas formas. Ler é uma delas. Não emagreça. Mantenha-se nutrido. Era uma ideia muito bonita. Daquelas ideias que fazem a gente parar só para ficar pensando nelas. E se a gente pensa, ela não morre.
Por isso, a ideia fujona precisava encontrar um lugar onde pudesse crescer e fazer nascer outras ideias. Foi quando ela descobriu a menina que, de tão magrinha, quase não se via. E a ideia teve uma ideia genial. Ela foi se aproximando devagarinho, devagarinho e, antes que a menina percebesse, lhe deu um longo abraço.
ATIVIDADE
⦁ Pesquise sobre a diferença entre as palavras estória e história.
⦁ Que parte dessa estória você achou mais interessante?
⦁ Qual a mensagem podemos retirar dessa estória?
⦁ Produza um vídeo ou um áudio fazendo a leitura dessa estória e compartilhe-o comigo pelo whatsApp: 98819-9704 (Profª. Débora).
Mande para mim sua produção de vídeo ou áudio até o dia 28/05.
Mande para mim sua produção de vídeo ou áudio até o dia 28/05.
OBS.: Quando você produzir o vídeo ou o áudio se identifique dizendo seu nome, sua série e sua turma. Estou ansiosa para vê-lo (a) ou ouvi-lo (a). Capriche!
Dica 1: Exercite a leitura em voz alta. Aprecie o som de sua voz. Leia, mais ou menos, duas vezes ou mais, se necessário. Habitue-se a fazer leituras em voz alta, isso o ajudará a ter domínio de leitura.
Dica 2: Peça a alguém de sua família para ler para você antes de dormir. Pode ser sua mãe, seu pai, sua avó, seu avô ou qualquer outra pessoa de quem você deseja ouvir essa estória.
Boa aula e um grande abraço!
A leitura é fundamental para o desenvolvimento do cérebro
ResponderExcluirÉ sim, minha querida! Quem bem souber da importância da leitura nunca mais para de ler!!!! (Débora)
ExcluirSim , muito
ResponderExcluirIsso mesmo!
ExcluirQueridos alunos, estou muito feliz com os áudios que recebi hoje com a leitura do livro "A menina que não gostava de ler". Quero receber mais áudios. Um grande abraço e até a próxima sexta!
ResponderExcluir