LABORATÓRIO CLUBE DO LIVRO- EDSON DOS SANTOS BERNARDES
Sexta feira, 22 de maio de 2020
8 anos – Redes sociais: dependência x necessidade
.
DOCENTE ORIENTADOR: ROSIANE DE SOUZA
Este Roteiro irá te ajudar a organizar seus estudos individuais,
durante esse período de atividades não presenciais. Realize as atividades
propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor nos momentos
programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo. Seu
compromisso e responsabilidade com os prazos farão a diferença! Caprichem
nas atividades.
Cronograma de
Atividades Carga
horária: 6h
- Atividade da aula Inicial: leia o texto com atenção, isso o ajudará no
desenvolvimento da atividade.
Pela internet (GILBERTO GIL)
Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje
Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje
Que veleje nesse informar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu velho orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu velho orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé
Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
De Connecticut de acessar
O chefe da Mac Milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus para atacar os programas no Japão
O chefe da Mac Milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus para atacar os programas no Japão
Eu quero entrar na rede para contatar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze
Tem um videopôquer para se jogar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze
Tem um videopôquer para se jogar
Muito antes das redes sociais, das curtidas e
compartilhamentos, Gilberto Gil já se impressionava com a Internet e resolveu
transformá-la em música.
“Pela Internet”, do disco Quanta, de 1997, tornou-se
conhecida no país inteiro, virou propaganda de banco e ajudou a popularizar a
Internet no país.
O tempo passou, os avanços tecnológicos foram incorporados ao
nosso dia a dia, e a música continua a se apropriar destes elementos para
retratar a sociedade. Letras de música são uma das formas textuais mais
absorvidas cotidianamente pela maior parte da população mundial, em especial
por jovens e adolescentes.
As canções estão presentes em muitas situações do nosso
cotidiano. Alguns preferem ouvi-las nos radio, outros ouvem na internet ou no celular.
Elas desempenham um papel importante em festas e celebrações, filmes, novelas,
propagandas, etc.
As letras de canção têm uma forma muito peculiar. Elas se
parecem com poemas, pois são escritas em versos e podem apresentar rimas. A
letra de canção é um texto escrito para ser cantado. Quando uma canção esta
pronta e a escutamos, temos um texto que se compõe de duas linguagens: a verbal
(da letra) e a musical (da melodia).
Os textos de letra de canção costumam ser curtos. Eles permitem
muita liberdade de criação: fazem uso da linguagem figurada e de rimas.
Podem não obedecer a certas normas da língua em beneficio da sonoridade e
do ritmo.
As letras de canção e suas melodias podem trazer à tona os
sentimentos de quem as ouve, pois tratam dos mais variados temas: amor,
protesto, tristeza, amizade, entre vários outros.
Por fim são construções
textuais intencionais, por meio das quais se quer transmitir uma mensagem e se
transmite. Não são apenas textos lúdicos. Carregam mensagens morais, sociais e
políticas. São, desse modo, indutores de comportamentos e formadores de
opinião. Estabelecem e consolidam novos valores, pensamentos e, possivelmente,
fortalecem o senso comum mais que a maioria dos textos cotidianos.
ATIVIDADE
1- Qual o tema principal
dessa canção?
2- Você conhece outras músicas
escritas por Gilberto Gil? Quais?
3- Por que o autor deu o título
de ‘Pela internet”? Você acha que ele é adequado ao conteúdo da canção? Por quê?
4- Quando você costuma ouvir música?
Que estilo você prefere?
ESCREVER AS REPOSTAS NO ESPAÇO DE COMENTÁRIO DO BLOG.
1 redes sociais
ResponderExcluir2 esperando na janela eu so quero um xodó anda com fé aquele abraço ir vamos fugir
3 muito antes as redes sociais das curtidas e compartilhamentos gilberto gil ja se impressionava com a internet e resolveu ...
4 brega funk
1 redes sociais 2 conheco Gilberto Gil mas nao sei outras musicas dele 3 antes das redes sociais o Gilberto Gil ja era famoso 4 brega funk
Excluir1 redes sociais/internet
ResponderExcluir2 não conheço
3 é adequado, pois estava falando da internet no seu tempo
4 gospel
Roberth Inácio Cauã Da Silva 8°B
ResponderExcluir1-redes sociais
2-Não conheço
3-antes do sucesso da internet sua músicas já eram conhecidas por muita gente.
4-sou ecletico
1- Redes Sociais
ResponderExcluir2- Andar com fé
3- Sim, pois ele tentou através da música, mostrar para outras pessoas como eram as coisas no seu tempo.
4- Pop
Italo victor Costa Pereira de Lima 8°C
Excluir1-internet
2-nao
3-sim,por que Quando uma canção esta pronta e a escutamos, temos um texto que se compõe de duas linguagens: a verbal (da letra) e a musical (da melodia).
Os textos de letra de canção costumam ser curtos. Eles permitem muita liberdade de criação: fazem uso da linguagem figurada e de rimas. Podem não obedecer a certas normas da língua em beneficio da sonoridade e do ritmo.
4-pagode
1- redes sociais
ResponderExcluir2-Nao conheço
3- Sim, pois ele tava falando da internet no seu tempo
4-Brega funk
1-redes sociais
ResponderExcluir2-não conheço
3-sim ele tentou que através da música mostra como era no seu tempo
4-gospel
1=redes sociais!
ResponderExcluir2=se conheço nao me lembro!
3=pelo que entemde ele ta falamdo da imtenet no tempo dele!
4=depemde como estou Me sentindo!
Tarlison Melício da Silva 8B
ResponderExcluir1-Redes Sociais.
2-Não conheço nenhuma.
3-Porque ele fala como se navegasse nela.Sim, Porque fala curiosidades e coisas legais da Net.
4-No Tempo Livre, Eletrônicas.
1-redes sociais
ResponderExcluir2-não conheço
3-sim ele tentou que através da musica mostra como era o seu tempo
4-gospel
Jose correia
ResponderExcluir1-rede sociais
2-não conheço
3-por que ele fala como era as coisas no tempo dele
4-de acordo com oque esta acontecendo
1-redes sociais
ResponderExcluir2- não conheço
3-muito antes das redes sociais das curtidas e compartilhamento, Gilberto Gil já se impressiona com internet e resolveu transformá -la em música
4-brega funk
Ana Luiza
ResponderExcluir1- redes sociais
2-não conheço
3- muito antes das redes sociais das curtidas e compartilhando,Gilberto Gil já se impressiona com a internet e resolveu transformá-la em música
4-brega funk
Gabriel da Silva Santos 8B
ResponderExcluir1-redes sociais
2-não conheco
3-sim, por que ele está cantando sobre a internet do tempo dele
4-depende do dia
Gabriel da Silva Santos 8
Excluir1-internet
2-se eu não te amasse
Tanto assim
3-sim, porque ele está cantando sobre a internet do tempo dele
4-depende do dia
Ana karine 8°B
ResponderExcluir1-Internet
2-não conheci
3-sim,pois ele estava falando no seu tempo
4-brega funk
DAVID MAYCON 8 B
ResponderExcluir1-INTERNET
2-NAO CONHEÇO
3-SIM POIS ELE ESTAVA FALANDO NO SEU TEMPO
4-BREGA FUNK
1- Redes Sociais
ResponderExcluir2- Andar Com Fé
3- Sim Pois Ele Tava Falando Da Internet No Seu Tempo
4- Brega Funk E Reggae
Estefany vitoria 8°A
ResponderExcluir1- Redes Sociais
2- Andar Com Fé
3- Sim Pois Ele Tava Falando Internet No Seu Tempo
4- Brega Funk E Reggae