quinta-feira, 4 de junho de 2020

8.anos RACISMO E DISCRIMINAÇÃO


  Regime Especial de Atividades Escolares não Presenciais – REAENP
ROTEIRO DE ESTUDOS

ETAPA:ENSINO FUNDAMENTAL / 8 ANO
PERÍODO: DE 01 A 12 DE JUNHO
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS:  PORTUGUÊS
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): ROSIANE
TEMA NORTEADOR: RACISMO E DISCRIMINAÇÃO
LABORATÓRIO: CLUBE DO LIVRO

Caro estudante,

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
ATIVIDADES DA PRIMEIRA SEMANA
CARGA HORÁRIA: 4 H
ATIVIDADE INICIAL (aquecimento):     LEITURA

Cinema de arte" ou "filme de arte" é um termo que se refere a produções cinematográficas tipicamente independentes e voltadas a um nicho de mercado.Em oposição a obras de caráter hollywoodiano,que são direcionadas ao grande público de mercado, o "filme de arte" é "pretendido ser um trabalho sério, artístico, muitas vezes experimental e não projetado para o apelo de massa""feito principalmente por razões estéticas em vez de lucro comercial", e contém "conteúdo não convencional ou altamente simbólico". O termo é muito mais usado na América do NorteReino Unido e Austrália, comparado ao resto da Europa, onde está mais associado a filmes autorais e ao cinema nacional.
Em diversos países do Ocidente, os "filmes de arte" costumam ser exibidos em festivais de cinema e também salas específicas (conhecidas como "cinemas de repertório" ou, nos Estados Unidos, "cinemas de arte"). Como são voltados para pequenos públicos de nicho de mercado, são obras que raramente adquirem o apoio financeiro para terem grandes orçamentos típicos dos filmes Blockbusters. Diretores de "cinema de arte" compensam essas restrições criando um tipo diferente de filme, que normalmente adota elencos menos conhecidos (ou mesmo amadores) e sets modestos para fazer obras que se concentram muito mais no desenvolvimento de ideias, explorando novas técnicas narrativas e a tentativa de novas convenções de criação de filmes. Para a promoção, os "filmes de arte" dependem da publicidade gerada pelas críticas dos críticos de cinema, da discussão da obra por colunistas de artes, comentaristas e blogueiros, e ainda promoção boca-a-boca pelo público.
Alguns críticos e estudiosos de cinema definem um filme de arte como possuidor de "qualidades formais que os diferenciam dos filmes de Hollywood".Essas qualidades podem incluir (entre outros elementos): um senso de realismo social; ênfase na expressividade autoral do diretor; e um foco nos pensamentos, sonhos ou motivações dos personagens, em oposição ao desdobramento de uma história clara e orientada por objetivos. O estudioso de cinema David Bordwell descreve o cinema de arte como "um gênero cinematográfico, com suas próprias convenções distintas". Outros críticos, no entanto, consideram o termo "filme de arte" cercado de ambivalências, inclusive considerando-o um falso dilema,pois todo filme seria de arte em si.
Um certo grau de experiência e conhecimento é geralmente necessário para compreender ou apreciar completamente esses filmes. O crítico de cinema Roger Ebert classificou Chungking Express, um "filme de arte" aclamado pela crítica em 1994, como "em grande parte uma experiência cerebral" que se desfruta "por causa do que você sabe sobre cinema".  Isso contrasta fortemente com os filmes mais populares, que são voltados mais para o escapismo e o entretenimento puro. Com o tempo, o termo passou a ser usado também para designar obras cinematográficas experimentais e consideradas "de vanguarda".

 TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 20 MINUTOS
ATIVIDADE PRINCIPAL:APRESENTAÇAO DO CURTA METRAGEM INTITULADO VISTA A MINHA PELE.
O filme aborda o racismo, pois entendemos a importância de debater o tema também no cinema.Mais do que apenas entreter, uma das funções do cinema é levar à tela grande discussões pertinentes para a construção da sociedade. Através da película é possível contar histórias baseadas em fatos reais, fictícias ou documentais que retratam momentos históricos e comportamentais. Personagens caricatos e situações esdrúxulas são muitas vezes usados como artifício para fazer o telespectador refletir sobre sua própria realidade, assim como o realismo cru.
Vista minha pele (video completo)




 TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO:30 MINUTOS
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: OUÇA A MUSICA ABAIXO:
Marvyn- Respeite a minha pele (CLIPE OFICIAL)





TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: 5 MINUTOS
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO: RESPONDA AS QUESTÕES REFERENTES AO CURTA METRAGEM ASSISTIDO NESTA AULA.

•Pra você o que significa ser branco/a no Brasil?
• Pra você qual o significado da palavra raça?
• Quais as cenas que mais você se sentiu incomodado? E por quê?
• Quais as evidências de desigualdades relativas às diferenças étnico-raciais que já presenciaram no cotidiano escolar?
• Apontem algumas estratégias de combate a atitudes preconceituosas e discriminatórias no espaço escolar.



TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: 20 MINUTOS
ATIVIDADES DA SEGUNDA SEMANA
CARGA HORÁRIA: 4 H
ATIVIDADE INICIAL: LEITURA ITRODUTÓRIA.


Sei que a maioria dos alunos da escola não possui a prática da leitura, e principalmente quando se refere a leitura literárias. Os alunos aparentam possuir pouco estímulo, mostram – se apáticos e indiferentes. Isso é muito ruim para a compreensão e interpretação de mundo e, principalmente, na criação de conhecimento e construção da cidadania.
Procurando por alternativas para oportunizar de forma positiva uma relação do aluno com a leitura literária, esta atividade visa despertar através da música a prática da leitura. A longo prazo, esse é um dos meios para diminuir as dificuldades nas aulas de língua portuguesa.







TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 5 MINUTOS
ATIVIDADE PRINCIPAL: OUÇA A MÚSICA E REFLITA SOBRE O RACISMO.
Gabriel, O Pensador - Racismo É Burrice (MTV ao vivo)




 TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO:5 MINUTOS
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: BREVE BIOGRAFIA CO CANTOR DA CANÇÃO ACIMA.

Gabriel Contino (Rio de Janeiro4 de março de 1974), mais conhecido pelo nome artístico Gabriel, o Pensador, é um rappercompositorescritor e empresário brasileiro. Iniciou sua carreira musical ao lançar uma fita demo com a música "Tô Feliz (Matei o Presidente)", sendo logo contratado pela Sony Music. Seu álbum mais recente, Sem Crise (2012), foi lançado de forma independente.
Além de cantor, Gabriel é escritor e lançou três livros, o autobiográfico Diário Noturno, e os infantis Um Garoto Chamado Rorbeto e Meu Pequeno Rubro-Negro. Sua quarta obra, Nada Demais, coautoria com Laura Malin, está completa, mas ainda não foi publicada. Paralelamente a isso, Gabriel também é um ativista social tendo como projetos o "Pensador Futebol" que investe em jovens jogadores que querem se profissionalizar e junto de Luís Figo e Luiz Felipe Scolari participou do projeto de futebol chamado "Dream Football" que através do envio de vídeos via internet deu a oportunidade dos participantes serem contratados por times profissionais de futebol. Além de projetos de futebol, ainda tem um projeto social conhecido como "Pensando Junto" que atende às crianças carentes da Rocinha.





TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: 10 MINUTOS
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO: RESPONDA AS SEGUINTES QUETÕES:
1-     ESSA CANÇÃO TRATA DE UM TEMA SOCIAL AINDA FREQUENTE NO BRASIL. VOCÊ CONHECE ALGUÉM OU JÁ VIVEU EXPERIÊNCIAS RELACIONADAS AO PROBLEMA APRESENTADO NA CANÇÃO?

2-     CONSIDERE AS LEITURAS E AS DISCUSSÕES FEITAS DURANTE ESTAS AULAS. O QUE VOCÊ GOSTARIA DE ESCLARECER OU EXPLICAR PARA AQUELES QUE TEM “PRECONCEITO DE COR”?





TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: 5 MINUTOS

27 comentários:

  1. Estefany vitória 8A

    1- Não, Não Conheço

    2- Preconceito é uma opinião desfavorável que não é baseada em dados objetivos, mas que é baseada unicamente em um sentimento hostil motivado por hábitos de julgamento ou generalizações apressadas. A palavra também pode significar uma ideia ou conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério ou imparcial.

    ResponderExcluir
  2. 1=Sim por quê tem muita gente que tem preconceito vários tipo mas a mesma reclamação!
    2= queria explicar que a cor não importa importa que nós estamos todo mundo tem cor diferente Mas isso não importa todo mundo somos e tem que dizer tchau para pro conceito!

    ResponderExcluir
  3. Danielly Vitória
    9A

    1- Não, não conheço

    2- Enquanto todo não respeitar a cor da outra pessoa não existirá amor, primeiramante a cor não vai mudar seu caráter, a por quê ele nego isso aquilo outro isso não mudará o que ele é, sabe que os nego sentem orgulho do que eles são, do tom de pele que eles têm.

    ResponderExcluir
  4. Roberth 8B

    1=normal,mas pra muitos são considerados superiores.
    2=é toda aparência,costume e modo de agir de várias pessoas de várias regiões.
    3=todas por que racismo não deveria ser retratado inversamente, e os filmes são mentirosos, racismo é algo único que alguém sente.
    4=não da pra explicar e diferente de pessoa pra pessoa.
    5=ensinando os preconceituosos a respeitar.

    ResponderExcluir
  5. 1=Não conheço
    2=gostaria de explicar que cor não tem tem problema nenhum temos que dar um basta no preconceito mais o preconceito não vem só pela cor,sim cada pessoa tem sua cor mais isso não é motivo de ter preconceito com o próximo O preconceito tem que acabar.

    ResponderExcluir
  6. Tarlison Melicio 8B
    1-Nao não conheço

    2-O preconceito precisa acabar urgentemente,precisamos respeitar as pessoas pelo caráter,aceitar as diferenças dos outros,e nunca tratar alguém de mal jeito só pq ela é diferente ou negra.

    ResponderExcluir
  7. DAVID MAYCON 8°ANO B

    1)Não graças a deus não nunca passei poriso ,e nao conheço ninguém que ja passou poriso

    2)Eu quero fala que não importa a sua cor você pode ser preto,branco,amarelo,verde,azul independente as pessoas tem que respeitar você do jeito que você nasceu então não importa a nossa cor que e seromano como qualquer um ass:DAVID MAYCON 8°ANO B

    ResponderExcluir
  8. Maria Karoline// 8°A

    1- Felizmente, não conheço

    2- O seu preconceito não acrescenta em nada na vida de quem você discrimina, muito pelo contrário. Pessoas, que tem os mesmos sentimentos, as mesmas necessidades que você tem. Tem uma frase que eu amo: “É engraçado como as pessoas rapidamente apontam as diferenças entre nós, quando somos tão parecidos de tantas formas”. Todos temos diferenças, mas ao mesmo tempo somos tão iguais! Cabe a você respeitar as diferenças de cada um. Comece a enxergar pessoas. Pessoas que sentem, assim como você também sente. O mundo seria tão melhor se o seu preconceito não existisse.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Ana Luiza 8a
    1-Não conheço
    2-não importa a cor de ninguém se é Branco ou preto o que importa é a compaixão do próximo é o respeito das pessoas

    ResponderExcluir
  11. Yasmim Vitória 8°A
    1-não conheço
    2-eu queria explicar que são pessoas bobas,por que a cor da pele não define carater de ninguém

    ResponderExcluir
  12. 11-GABRIEL DA SILVA SANTOS 8B

    1- não conheço
    2-não importa o seu tom de pele, ninguém é superior a ninguém, temos que nos orgulhar da nossa cor.

    ResponderExcluir
  13. Yasmim Vitória 8°A
    1-não conheço
    2-eu queria explicar que são pessoas bobas, por que a cor da pele não define o caráter de ninguém até por que perante o nosso Deus somos todos iguais

    ResponderExcluir
  14. Yasmim Vitória 8°A
    1-não conheço
    2-eu queria explicar que são pessoas bobas,por que a cor da pele não define o caráter de ninguém até por que perante o nosso Deus somos todos iguais

    ResponderExcluir
  15. Roberth 8B

    1-sim,não conheço.
    2-se pesquisarmos a origem branca é uma evolução dos negros e só existem por causa dos negros então em nenhuma circunstância eles tem o direito de rabaixar qualquer um independentemente da raça.

    ResponderExcluir
  16. Ana Luiza 8a
    1-normal porque tem muita gente Branco que respeita o preto e preto que respeita o Branco
    2-o significado da raça existe mais eu não acredito nisso por que tem muita gente racistas então pra mim não existe
    3-da menina querer ser miss festa junina e o pai dela dizer que ela não pode porque e ela Branca
    4-não da pra e diferente de pessoa pra pessoa
    5-ensinando os preconceituosos o respeitar

    ResponderExcluir
  17. Iara Lívia 8°A

    1= Não conheço.
    2= Eu acho que não importa a cor de pele das pessoas, ninguém é pior ou melhor que ninguém e no fundo somos todos iguais. Amados do mesmo jeito por Deus e no fim da vida todos vamos para o mesmo lugar, independente de raça ou classe social.

    ResponderExcluir
  18. João Vitor da Silva Santos
    Série 8C
    Resposta
    1 não
    2 que não ficasse com preconceito que não importa a cor da pele da quela pessoa .E etc..

    ResponderExcluir
  19. LUCAS HENRIQUE 8B


    1 - INFELIZMENTE NAO CONHEÇO NIGUEM ATE AGORA !

    2 - NÃO IMPORTA O TOM DE PELE NIGUEM E SUPERIOR A NIGUEM !

    ResponderExcluir
  20. 1=Não conheço .
    2=A cor da pele não define o caráter de ninguém, niguem é melhor e nem pior que ngm .

    ResponderExcluir
  21. 1=nn conheço eu só fico vendo na televisão!
    2= que ele tem que respeitar porque Deus fez seres humanos não raça!

    ResponderExcluir
  22. Natanaely Dhulia 8°A
    1)normal mais tem muita gente que se axa muito melhor do que os outros
    2)são diferentes tipos de cores
    3)não sei
    4)não sei como explicar
    5)ensinando a aquele que tem preconceito contra outras pessoas respeitar e entender o que os que sofrem

    ResponderExcluir
  23. Natanaely Dhulia 8°A
    1)não conheço
    2)não importa a cor mais Sim o seu jeito de ser

    ResponderExcluir
  24. GABRIEL DA S. SANTOS 8B

    1-NORMAL POR QUE TEM PESSOAS BRANCAS RESPEITAM PESSOAS NEGRAS E PESSOAS NEGRAS QUE RESPEITAM PESSOAS BRANCAS

    2- NÃO É SÓ A COR DA PELE MAS SIM A SUA CULTURA

    3- A PARTE QUE A SUELI FALA "queria viver naquele época pra mandar meu pai comprar você, eu ia te bater tanto"

    4- NÃO DA PRA EXPLICAR E DIFERENTE DE PESSOA PRA PESSOA

    5- ENSINANDO AS PESSOAS QUE SOFREM PRECONCEITO, BULLYING OU RACISMO A CRIAR CORAGEM E FALAR PARA OS PAIS O QUALQUER OUTRA PESSOA.

    ResponderExcluir
  25. Emily vitória Mendes 8°A

    1-Não conheço

    2-Bom eu acho que esse negócio de preconceito tem que acabar pra quer preconceito?nossas cores são linda para ter preconceito e a cor de pele não define caráter de ninguém l.

    ResponderExcluir
  26. Maria Tereza 8°A
    As músicas nesse período retratavam a falta de liberdade de expressão, a forma de governo, e as atrocidades.

    ResponderExcluir