Regime Especial de Atividades Escolares não
Presenciais – REAENP
ROTEIRO DE ESTUDOS
ETAPA:ENSINO
FUNDAMENTAL / 8 ANO
|
PERÍODO:
DE 01 A 12 DE JUNHO
|
COMPONENTES
CURRICULARES ENVOLVIDOS: PORTUGUÊS
|
DOCENTE(S)
ORIENTADOR(ES): ROSIANE
|
TEMA
NORTEADOR: RACISMO E DISCRIMINAÇÃO
|
|
LABORATÓRIO:
CLUBE DO LIVRO
|
|
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo
orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não
presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades
propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno
e diário de bordo.
|
|
ATIVIDADES
DA PRIMEIRA SEMANA
|
CARGA HORÁRIA: 4 H
|
ATIVIDADE
INICIAL (aquecimento): LEITURA
Cinema
de arte" ou "filme
de arte" é um termo que se refere a produções cinematográficas
tipicamente independentes e voltadas a um nicho de mercado.Em oposição a
obras de caráter hollywoodiano,que são direcionadas ao grande
público de mercado, o "filme de arte" é "pretendido
ser um trabalho sério, artístico, muitas vezes experimental e não projetado
para o apelo de massa", "feito principalmente por
razões estéticas em vez de lucro comercial", e contém "conteúdo
não convencional ou altamente simbólico". O termo é muito mais
usado na América
do Norte, Reino Unido e Austrália, comparado ao resto da Europa, onde está mais associado a filmes
autorais e ao cinema nacional.
Em
diversos países do Ocidente, os "filmes de arte"
costumam ser exibidos em festivais de cinema e também salas específicas
(conhecidas como "cinemas de repertório" ou, nos Estados Unidos, "cinemas de arte").
Como são voltados para pequenos públicos de nicho de mercado, são obras que
raramente adquirem o apoio financeiro para terem grandes orçamentos típicos
dos filmes Blockbusters. Diretores de "cinema de
arte" compensam essas restrições criando um tipo diferente de filme, que
normalmente adota elencos menos conhecidos (ou mesmo amadores) e sets
modestos para fazer obras que se concentram muito mais no desenvolvimento de
ideias, explorando novas técnicas narrativas e a tentativa de novas
convenções de criação de filmes. Para a promoção, os "filmes de arte"
dependem da publicidade gerada pelas críticas dos críticos de cinema, da
discussão da obra por colunistas de artes, comentaristas e blogueiros, e
ainda promoção boca-a-boca pelo público.
Alguns
críticos e estudiosos de cinema definem um filme de arte como possuidor de
"qualidades formais que os diferenciam dos filmes de
Hollywood".Essas qualidades podem incluir (entre outros elementos): um
senso de realismo social; ênfase na expressividade autoral do diretor; e um
foco nos pensamentos, sonhos ou motivações dos personagens, em oposição ao
desdobramento de uma história clara e orientada por objetivos. O estudioso de
cinema David Bordwell descreve o cinema de arte como "um gênero
cinematográfico, com suas próprias convenções distintas". Outros
críticos, no entanto, consideram o termo "filme de arte" cercado
de ambivalências, inclusive considerando-o
um falso
dilema,pois todo
filme seria de arte em si.
Um
certo grau de experiência e conhecimento é geralmente necessário para
compreender ou apreciar completamente esses filmes. O crítico de cinema Roger
Ebert classificou Chungking
Express, um
"filme de arte" aclamado pela crítica em 1994, como "em grande parte uma experiência
cerebral" que se desfruta "por causa do que você
sabe sobre cinema". Isso contrasta fortemente com os filmes
mais populares, que são voltados mais para o escapismo e o entretenimento
puro. Com o tempo, o termo passou a ser usado também para designar obras
cinematográficas experimentais e consideradas "de vanguarda".
TEMPO ESTIMADO PARA
REALIZAÇÃO: 20 MINUTOS
|
|
ATIVIDADE
PRINCIPAL:APRESENTAÇAO DO CURTA METRAGEM INTITULADO VISTA A MINHA
PELE.
O filme aborda
o racismo, pois entendemos a importância de debater o tema também no cinema.Mais
do que apenas entreter, uma das funções do cinema é levar à tela grande
discussões pertinentes para a construção da sociedade. Através da película é
possível contar histórias baseadas em fatos reais, fictícias ou documentais
que retratam momentos históricos e comportamentais. Personagens caricatos e
situações esdrúxulas são muitas vezes usados como artifício para fazer o
telespectador refletir sobre sua própria realidade, assim como o realismo
cru.
TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO:30 MINUTOS
|
|
ATIVIDADES
COMPLEMENTARES: OUÇA A MUSICA ABAIXO:
TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: 5 MINUTOS
|
|
ATIVIDADE
DE AVALIAÇÃO / REGISTRO: RESPONDA AS QUESTÕES REFERENTES AO CURTA METRAGEM
ASSISTIDO NESTA AULA.
•Pra você
o que significa ser branco/a no Brasil?
• Pra você qual o significado da palavra raça? • Quais as cenas que mais você se sentiu incomodado? E por quê? • Quais as evidências de desigualdades relativas às diferenças étnico-raciais que já presenciaram no cotidiano escolar? • Apontem algumas estratégias de combate a atitudes preconceituosas e discriminatórias no espaço escolar.
TEMPO
ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: 20 MINUTOS
|
|
ATIVIDADES
DA SEGUNDA SEMANA
|
CARGA HORÁRIA: 4 H
|
ATIVIDADE
INICIAL: LEITURA ITRODUTÓRIA.
Sei que a
maioria dos alunos da escola não possui a prática da leitura, e
principalmente quando se refere a leitura literárias. Os alunos aparentam
possuir pouco estímulo, mostram – se apáticos e indiferentes. Isso é muito
ruim para a compreensão e interpretação de mundo e, principalmente, na
criação de conhecimento e construção da cidadania.
Procurando
por alternativas para oportunizar de forma positiva uma relação do aluno com
a leitura literária, esta atividade visa despertar através da música a
prática da leitura. A longo prazo, esse é um dos meios para diminuir as
dificuldades nas aulas de língua portuguesa.
TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 5 MINUTOS
|
|
ATIVIDADE
PRINCIPAL: OUÇA A MÚSICA E REFLITA SOBRE O RACISMO.
TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO:5 MINUTOS
|
|
ATIVIDADES
COMPLEMENTARES: BREVE BIOGRAFIA CO CANTOR DA CANÇÃO ACIMA.
Gabriel
Contino (Rio de Janeiro, 4 de março de 1974), mais conhecido pelo nome
artístico Gabriel,
o Pensador, é um rapper, compositor, escritor e empresário brasileiro. Iniciou sua carreira musical ao
lançar uma fita demo com a música "Tô Feliz
(Matei o Presidente)", sendo logo contratado pela Sony Music. Seu álbum mais recente, Sem Crise (2012), foi lançado de
forma independente.
Além
de cantor, Gabriel é escritor e lançou três livros, o autobiográfico Diário
Noturno, e os infantis Um Garoto Chamado Rorbeto e Meu
Pequeno Rubro-Negro. Sua quarta obra, Nada Demais, coautoria
com Laura Malin, está completa, mas ainda não foi publicada. Paralelamente a
isso, Gabriel também é um ativista social tendo como projetos o
"Pensador Futebol" que investe em jovens jogadores que querem se
profissionalizar e junto de Luís Figo e Luiz
Felipe Scolari participou
do projeto de futebol chamado "Dream Football" que através do envio
de vídeos via internet deu a oportunidade dos
participantes serem contratados por times profissionais de futebol. Além de
projetos de futebol, ainda tem um projeto social conhecido como
"Pensando Junto" que atende às crianças carentes da Rocinha.
TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: 10 MINUTOS
|
|
ATIVIDADE
DE AVALIAÇÃO / REGISTRO: RESPONDA AS SEGUINTES QUETÕES:
1-
ESSA CANÇÃO TRATA DE UM TEMA SOCIAL AINDA FREQUENTE NO BRASIL. VOCÊ
CONHECE ALGUÉM OU JÁ VIVEU EXPERIÊNCIAS RELACIONADAS AO PROBLEMA APRESENTADO
NA CANÇÃO?
2-
CONSIDERE AS LEITURAS E AS DISCUSSÕES FEITAS DURANTE ESTAS AULAS. O QUE
VOCÊ GOSTARIA DE ESCLARECER OU EXPLICAR PARA AQUELES QUE TEM “PRECONCEITO DE
COR”?
TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: 5 MINUTOS
|
Estefany vitória 8A
ResponderExcluir1- Não, Não Conheço
2- Preconceito é uma opinião desfavorável que não é baseada em dados objetivos, mas que é baseada unicamente em um sentimento hostil motivado por hábitos de julgamento ou generalizações apressadas. A palavra também pode significar uma ideia ou conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério ou imparcial.
1=Sim por quê tem muita gente que tem preconceito vários tipo mas a mesma reclamação!
ResponderExcluir2= queria explicar que a cor não importa importa que nós estamos todo mundo tem cor diferente Mas isso não importa todo mundo somos e tem que dizer tchau para pro conceito!
Danielly Vitória
ResponderExcluir9A
1- Não, não conheço
2- Enquanto todo não respeitar a cor da outra pessoa não existirá amor, primeiramante a cor não vai mudar seu caráter, a por quê ele nego isso aquilo outro isso não mudará o que ele é, sabe que os nego sentem orgulho do que eles são, do tom de pele que eles têm.
Roberth 8B
ResponderExcluir1=normal,mas pra muitos são considerados superiores.
2=é toda aparência,costume e modo de agir de várias pessoas de várias regiões.
3=todas por que racismo não deveria ser retratado inversamente, e os filmes são mentirosos, racismo é algo único que alguém sente.
4=não da pra explicar e diferente de pessoa pra pessoa.
5=ensinando os preconceituosos a respeitar.
1=Não conheço
ResponderExcluir2=gostaria de explicar que cor não tem tem problema nenhum temos que dar um basta no preconceito mais o preconceito não vem só pela cor,sim cada pessoa tem sua cor mais isso não é motivo de ter preconceito com o próximo O preconceito tem que acabar.
Tarlison Melicio 8B
ResponderExcluir1-Nao não conheço
2-O preconceito precisa acabar urgentemente,precisamos respeitar as pessoas pelo caráter,aceitar as diferenças dos outros,e nunca tratar alguém de mal jeito só pq ela é diferente ou negra.
DAVID MAYCON 8°ANO B
ResponderExcluir1)Não graças a deus não nunca passei poriso ,e nao conheço ninguém que ja passou poriso
2)Eu quero fala que não importa a sua cor você pode ser preto,branco,amarelo,verde,azul independente as pessoas tem que respeitar você do jeito que você nasceu então não importa a nossa cor que e seromano como qualquer um ass:DAVID MAYCON 8°ANO B
Maria Karoline// 8°A
ResponderExcluir1- Felizmente, não conheço
2- O seu preconceito não acrescenta em nada na vida de quem você discrimina, muito pelo contrário. Pessoas, que tem os mesmos sentimentos, as mesmas necessidades que você tem. Tem uma frase que eu amo: “É engraçado como as pessoas rapidamente apontam as diferenças entre nós, quando somos tão parecidos de tantas formas”. Todos temos diferenças, mas ao mesmo tempo somos tão iguais! Cabe a você respeitar as diferenças de cada um. Comece a enxergar pessoas. Pessoas que sentem, assim como você também sente. O mundo seria tão melhor se o seu preconceito não existisse.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAna Luiza 8a
ResponderExcluir1-Não conheço
2-não importa a cor de ninguém se é Branco ou preto o que importa é a compaixão do próximo é o respeito das pessoas
Yasmim Vitória 8°A
ResponderExcluir1-não conheço
2-eu queria explicar que são pessoas bobas,por que a cor da pele não define carater de ninguém
11-GABRIEL DA SILVA SANTOS 8B
ResponderExcluir1- não conheço
2-não importa o seu tom de pele, ninguém é superior a ninguém, temos que nos orgulhar da nossa cor.
Yasmim Vitória 8°A
ResponderExcluir1-não conheço
2-eu queria explicar que são pessoas bobas, por que a cor da pele não define o caráter de ninguém até por que perante o nosso Deus somos todos iguais
Yasmim Vitória 8°A
ResponderExcluir1-não conheço
2-eu queria explicar que são pessoas bobas,por que a cor da pele não define o caráter de ninguém até por que perante o nosso Deus somos todos iguais
Roberth 8B
ResponderExcluir1-sim,não conheço.
2-se pesquisarmos a origem branca é uma evolução dos negros e só existem por causa dos negros então em nenhuma circunstância eles tem o direito de rabaixar qualquer um independentemente da raça.
Ana Luiza 8a
ResponderExcluir1-normal porque tem muita gente Branco que respeita o preto e preto que respeita o Branco
2-o significado da raça existe mais eu não acredito nisso por que tem muita gente racistas então pra mim não existe
3-da menina querer ser miss festa junina e o pai dela dizer que ela não pode porque e ela Branca
4-não da pra e diferente de pessoa pra pessoa
5-ensinando os preconceituosos o respeitar
Iara Lívia 8°A
ResponderExcluir1= Não conheço.
2= Eu acho que não importa a cor de pele das pessoas, ninguém é pior ou melhor que ninguém e no fundo somos todos iguais. Amados do mesmo jeito por Deus e no fim da vida todos vamos para o mesmo lugar, independente de raça ou classe social.
João Vitor da Silva Santos
ResponderExcluirSérie 8C
Resposta
1 não
2 que não ficasse com preconceito que não importa a cor da pele da quela pessoa .E etc..
LUCAS HENRIQUE 8B
ResponderExcluir1 - INFELIZMENTE NAO CONHEÇO NIGUEM ATE AGORA !
2 - NÃO IMPORTA O TOM DE PELE NIGUEM E SUPERIOR A NIGUEM !
1=Não conheço .
ResponderExcluir2=A cor da pele não define o caráter de ninguém, niguem é melhor e nem pior que ngm .
Emilly Mayara 8°A👆
ResponderExcluir1=nn conheço eu só fico vendo na televisão!
ResponderExcluir2= que ele tem que respeitar porque Deus fez seres humanos não raça!
Natanaely Dhulia 8°A
ResponderExcluir1)normal mais tem muita gente que se axa muito melhor do que os outros
2)são diferentes tipos de cores
3)não sei
4)não sei como explicar
5)ensinando a aquele que tem preconceito contra outras pessoas respeitar e entender o que os que sofrem
Natanaely Dhulia 8°A
ResponderExcluir1)não conheço
2)não importa a cor mais Sim o seu jeito de ser
GABRIEL DA S. SANTOS 8B
ResponderExcluir1-NORMAL POR QUE TEM PESSOAS BRANCAS RESPEITAM PESSOAS NEGRAS E PESSOAS NEGRAS QUE RESPEITAM PESSOAS BRANCAS
2- NÃO É SÓ A COR DA PELE MAS SIM A SUA CULTURA
3- A PARTE QUE A SUELI FALA "queria viver naquele época pra mandar meu pai comprar você, eu ia te bater tanto"
4- NÃO DA PRA EXPLICAR E DIFERENTE DE PESSOA PRA PESSOA
5- ENSINANDO AS PESSOAS QUE SOFREM PRECONCEITO, BULLYING OU RACISMO A CRIAR CORAGEM E FALAR PARA OS PAIS O QUALQUER OUTRA PESSOA.
Emily vitória Mendes 8°A
ResponderExcluir1-Não conheço
2-Bom eu acho que esse negócio de preconceito tem que acabar pra quer preconceito?nossas cores são linda para ter preconceito e a cor de pele não define caráter de ninguém l.
Maria Tereza 8°A
ResponderExcluirAs músicas nesse período retratavam a falta de liberdade de expressão, a forma de governo, e as atrocidades.