quinta-feira, 18 de junho de 2020

ATIVIDADES PARA OS 7ºs ANOS DE 15 A 26/06/2020 - LABORATÓRIO CLUBE DO LIVRO


 

  Regime Especial de Atividades Escolares não Presenciais – REAENP
ROTEIRO DE ESTUDOS

ETAPA: ENSINO FUNDAMENTAL / 7º ANO
PERÍODO: DE 15 A 26 DE JUNHO
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS:  PORTUGUÊS
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): DÉBORA SOUZA
TEMA NORTEADOR: TRADIÇÕES JUNINAS EM ALAGOAS
LABORATÓRIO: CLUBE DO LIVRO
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotaTções no seu caderno e diário de bordo.
ATIVIDADES DA PRIMEIRA SEMANA
CARGA HORÁRIA: 3 H
                              AQUEÇAM-SE E OLHEM PRO CÉU! 

    





ATIVIDADE INICIAL:  ASSISTAM O VÍDEO SOBRE A HISTÓRIA DO CORDEL E FIQUEM POR DENTRO DESTE GÊNERO TEXTUAL!!!!



 TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 4 MINUTOS

ATIVIDADE PRINCIPAL: LEITURA

O Cordel e sua origem

A Literatura de Cordel ou simplesmente Cordel teve sua origem em Portugal por volta dos séculos XII e XIII com os poetas que cantavam seus poemas. Esses poetas espalhavam histórias para a população que era, em sua grande maioria, analfabeta, por meio dos versos cantados. Com os primeiros avanços da tecnologia, em meados do século XIV e fim do século XVI, período em que ocorreram as primeiras impressões em papéis, começaram também a surgir os primeiros textos de cordéis, até então cantados.
 Os textos impressos dos poemas rimados eram pendurados em cordas (ou cordéis, como era chamado em Portugal) chegou ao Brasil em torno do século XVIII e ficou conhecida como poesia popular, uma vez que contava as histórias de maneira simples e baseando-se no folclore regional. O nome Literatura de Cordel foi dado em referência ao nome cordéis. 
Os cordéis chegaram ao Nordeste do Brasil através dos colonizadores portugueses, mais especificamente nas cidades de Pernambuco, Ceará, Paraíba etc. e foram popularizados pelos repentistas ou violeiros.

Principais características
         Os cordéis tratam de temas regionais, personagens locais, lendas folclóricas, além de questões sociais;
         Os cordéis são textos rimados e impressos em folhetos que pendurados em cordas são vendidos em feiras livres.
         Os folhetos de cordéis são feitos por xilogravuras (gravuras em madeira), que ilustram as páginas dos poemas.

Principais autores:
1.         Leandro Gomes de Barros;
2.         João Martins de Athayde;
3.         Patativa do Assaré;
4.         José Costa Leite;
5.        Francisco Diniz,  etc...

O cordel e a xilogravura

O que é xilogravura?
A xilogravura é uma das mais antigas formas de impressão. Ela se baseia no corte de uma figura numa madeira que, em seguida, é coberta de tinta e, assim, impressa em tecido ou papel. O artista que trabalha com a xilogravura é chamado de xilógrafo.
Etapas da xilogravura:
1.    Numa madeira o artista esculpe uma figura com instrumentos com lâminas afiadas, chamados de goivas.
2.    O bloco de madeira é coberto por tinta de maneira muito delicada para que somente o espaço dentro da figura seja pintado.
3.    Com o bloco já pintado ele é pressionado no tecido ou no papel para que a imagem seja impressa. Assim, logo fica pronta a xilogravura.



 TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 30 MINUTOS
ATIVIDADE PRINCIPAL: Responda às questões a seguir referentes aos textos 
1. Explique, com suas palavras, o que é Literatura de cordel. 
2. Qual a origem do nome Cordel?
3. Cite quando e como a Literatura de Cordel surgiu no Brasil.
4. Pesquise nomes de Cordelistas alagoanos:
5. Faça um cartaz com imagens das xilogravuras de Luiz Natividade e depois de pronto me envie a foto para postar no blog.

 TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO:  30 MINUTOS
ATIVIDADES COMPLEMENTARES:
1. Faça uma pesquisa sobre a biografia do cordelista alagoano que foi nomeado patrono da Academia Estudantil de Letras. 
2. ASSISTA O VÍDEO:  João neto um garotinho que faz belas poesias em cordel e responda às questões a seguir: 


 

3. ASSISTA O VÍDEO:


TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: 1 HORA 

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO: Proposta de Produção Textual 
 A história do pequeno cordelista João Neto pode inspirar você e muitas outras crianças a fazer os versos cantados do Cordel. O que o garoto faz tem a ver com um dom natural, mas também com treino. é possível entender que, mesmo que não tenhamos um dom para fazermos determinadas coisas, se nos esforçamos e treinarmos sempre, podemos realizar muitas coisas bacanas. O vídeo sobre o cordel infantil também poderá ajudá-los a escrever o cordel. Proponho a vocês um desafio com direito a prêmio e tudo! 

  ETAPAS DO DESAFIO: 
1. Produzam um texto em forma de Cordel. Façam exatamente como um folhetinho. 
2. O tema do cordel deve estar relacionado às festas juninas e escreva, pelo menos 6 estrofes com 6 versos cada. 
3. Desenhem na capa uma figura que seja de acordo com o tema que você irá escrever (o desenho deve ser parecido com uma xilogravura). 
4. Depois do cordel pronto, se caracterize de matuto ou matuta, grave você lendo seu próprio cordel. Use uma linguagem matuta para deixar o cordel ainda mais típico desse período junino. 
Caprichem!!


OBSERVAÇÃO: Os vídeos devem ser enviados  para meu WhatsApp. A coordenação e os gestores avaliarão os vídeos escolhidos por mim e ganhará o vídeo que melhor for produzido. Lembrem-se que devem seguir as etapas do desafio. 



PREMIAÇÃO:  Mini cesta junina. O prêmio será entregue no dia 26/06 na escola. O horário da entrega da premiação será divulgado no dia da aula do Clube do Livro. 

TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: 3 HORAS

4 comentários:

  1. Atividade Principal:
    1)É uma história feita de versos.
    2)Teve sua origem em Portugal por volta dos séculos XII E XIII.
    3)Em torno do século XVIII,através dos portugueses.
    4)Alexandra Lacerda,Cristóvão Augusto,Cícero Manoel,Silvano Santos e Ciro Veras.

    Atividades Complementares: João Gomes de Sa.
    João Gomes de Sa nasceu em Água Branca,no Sertão Alagoano,no dia 9 de maio de 1954 e mora em São Paulo.Em 1977,trabalhou no museu de Antropologia e Folclore Dr.Theo Brandão.

    Johnny Henrique dos Santos Paulino 7°A.


    ResponderExcluir
  2. Atividade Principal
    1)É uma história com rimas e versos.
    2)Teve sua origem em Portugal por voltas dos séculos XII E XIII.
    3)Em torno do século XVIII,através dos portugueses.
    4)Alexandre Lacerda e Cristóvão Augusto.

    ResponderExcluir
  3. 1°A literatura de cordel é uma manifestação literária tradicional da cultura popular Brasileira,Mais persistente do interior nordestino.
    2°cordel são folhetos de conteúdos populares e pendurados em cordas ou também conhecidas como cordéis deu origens a o nome.
    3°cordel se iniciou no século xvi,quando o renacimento passou a popularizar compressão dos relatos da tradição.
    4°ALEXANDRA LACERDA,CRISTÓVÃO AUGUSTO,CÍCERO MANOEL,SILVANO SANTOS,CIRO VERAS.

    ResponderExcluir