Regime Especial de Atividades
Escolares não Presenciais – REAENP
ROTEIRO DE
ESTUDOS
ETAPA: ENSINO FUNDAMENTAL / 7º ANO
|
PERÍODO: DE 15 A 26
DE JUNHO
|
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS: PORTUGUÊS
|
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): DÉBORA SOUZA
|
TEMA NORTEADOR: TRADIÇÕES JUNINAS
EM ALAGOAS
|
|
LABORATÓRIO: CLUBE DO LIVRO
|
|
Este roteiro tem
como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de
atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as
atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos
momentos programados. Faça todas as
anotaTções no seu caderno e diário de bordo.
|
|
ATIVIDADES DA PRIMEIRA SEMANA
|
CARGA HORÁRIA: 3 H
|
AQUEÇAM-SE E OLHEM PRO CÉU!
ATIVIDADE INICIAL: ASSISTAM O VÍDEO SOBRE A HISTÓRIA DO CORDEL E FIQUEM POR DENTRO DESTE GÊNERO TEXTUAL!!!! ATIVIDADE PRINCIPAL: LEITURA
O Cordel e sua
origem
A Literatura de Cordel ou simplesmente Cordel
teve sua origem em Portugal por volta dos séculos XII e XIII com os poetas
que cantavam seus poemas. Esses poetas espalhavam histórias para a população
que era, em sua grande maioria, analfabeta, por meio dos versos cantados. Com
os primeiros avanços da tecnologia, em meados do século XIV e fim do século
XVI, período em que ocorreram as primeiras impressões em papéis, começaram
também a surgir os primeiros textos de cordéis, até então cantados.
Os textos
impressos dos poemas rimados eram pendurados em cordas (ou cordéis, como era
chamado em Portugal) chegou ao Brasil em torno do século XVIII e ficou
conhecida como poesia popular, uma vez que contava as histórias de maneira
simples e baseando-se no folclore regional. O nome Literatura de Cordel foi
dado em referência ao nome cordéis.
Os cordéis chegaram
ao Nordeste do Brasil através dos colonizadores portugueses, mais
especificamente nas cidades de Pernambuco, Ceará, Paraíba etc. e foram
popularizados pelos repentistas ou violeiros.
Principais características
Os
cordéis tratam de temas regionais, personagens locais, lendas folclóricas,
além de questões sociais;
Os
cordéis são textos rimados e impressos em folhetos que pendurados em cordas
são vendidos em feiras livres.
Os
folhetos de cordéis são feitos por xilogravuras (gravuras em madeira), que
ilustram as páginas dos poemas.
Principais autores:
1. Leandro
Gomes de Barros;
2. João
Martins de Athayde;
3. Patativa
do Assaré;
4. José
Costa Leite;
5.
Francisco Diniz, etc...
O cordel e a
xilogravura
O que é
xilogravura?
A xilogravura é uma
das mais antigas formas de impressão. Ela se baseia no corte de uma figura numa
madeira que, em seguida, é coberta de tinta e, assim, impressa em tecido ou
papel. O artista que trabalha com a xilogravura é chamado de xilógrafo.
Etapas da
xilogravura:
1.
Numa madeira o artista esculpe uma figura com instrumentos com lâminas
afiadas, chamados de goivas.
2.
O bloco de madeira é coberto por tinta de maneira muito delicada para
que somente o espaço dentro da figura seja pintado.
3.
Com o bloco já pintado ele é pressionado no tecido ou no papel para
que a imagem seja impressa. Assim, logo fica pronta a xilogravura.
TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 30 MINUTOS
|
|
ATIVIDADE PRINCIPAL: Responda às questões a seguir referentes aos textos
1. Explique, com suas palavras, o que é Literatura de cordel.
2. Qual a origem do nome Cordel?
3. Cite quando e como a Literatura de Cordel surgiu no Brasil.
4. Pesquise nomes de Cordelistas alagoanos:
5. Faça um cartaz com imagens das xilogravuras de Luiz Natividade e depois de pronto me envie a foto para postar no blog.
TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: 30 MINUTOS
|
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES:
1. Faça uma pesquisa sobre a biografia do cordelista alagoano que foi nomeado patrono da Academia Estudantil de Letras.
2. ASSISTA O VÍDEO: João neto um garotinho que faz belas poesias em cordel e responda às questões a seguir:
3. ASSISTA O VÍDEO:
TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: 1 HORA
|
|
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO: Proposta de Produção Textual
ETAPAS DO DESAFIO:
1. Produzam um texto em forma de Cordel. Façam exatamente como um folhetinho.
2. O tema do cordel deve estar relacionado às festas juninas e escreva, pelo menos 6 estrofes com 6 versos cada.
3. Desenhem na capa uma figura que seja de acordo com o tema que você irá escrever (o desenho deve ser parecido com uma xilogravura).
4. Depois do cordel pronto, se caracterize de matuto ou matuta, grave você lendo seu próprio cordel. Use uma linguagem matuta para deixar o cordel ainda mais típico desse período junino.
Caprichem!! OBSERVAÇÃO: Os vídeos devem ser enviados para meu WhatsApp. A coordenação e os gestores avaliarão os vídeos escolhidos por mim e ganhará o vídeo que melhor for produzido. Lembrem-se que devem seguir as etapas do desafio. PREMIAÇÃO: Mini cesta junina. O prêmio será entregue no dia 26/06 na escola. O horário da entrega da premiação será divulgado no dia da aula do Clube do Livro.
TEMPO ESTIMADO DE
REALIZAÇÃO: 3 HORAS
|
|
Atividade Principal:
ResponderExcluir1)É uma história feita de versos.
2)Teve sua origem em Portugal por volta dos séculos XII E XIII.
3)Em torno do século XVIII,através dos portugueses.
4)Alexandra Lacerda,Cristóvão Augusto,Cícero Manoel,Silvano Santos e Ciro Veras.
Atividades Complementares: João Gomes de Sa.
João Gomes de Sa nasceu em Água Branca,no Sertão Alagoano,no dia 9 de maio de 1954 e mora em São Paulo.Em 1977,trabalhou no museu de Antropologia e Folclore Dr.Theo Brandão.
Johnny Henrique dos Santos Paulino 7°A.
Parabéns, meu querido, por sua dedicação!!!!
ExcluirAtividade Principal
ResponderExcluir1)É uma história com rimas e versos.
2)Teve sua origem em Portugal por voltas dos séculos XII E XIII.
3)Em torno do século XVIII,através dos portugueses.
4)Alexandre Lacerda e Cristóvão Augusto.
1°A literatura de cordel é uma manifestação literária tradicional da cultura popular Brasileira,Mais persistente do interior nordestino.
ResponderExcluir2°cordel são folhetos de conteúdos populares e pendurados em cordas ou também conhecidas como cordéis deu origens a o nome.
3°cordel se iniciou no século xvi,quando o renacimento passou a popularizar compressão dos relatos da tradição.
4°ALEXANDRA LACERDA,CRISTÓVÃO AUGUSTO,CÍCERO MANOEL,SILVANO SANTOS,CIRO VERAS.