TEMPO ESTIMADO
DE REALIZAÇÃO: _________
SEGUNDA SEMANA: Leia o texto:
Vamos conhecer e refletir sobre alguns dados da adolescência no Brasil
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O Brasil possui uma população de 190 milhões de pessoas, dos quais 60
milhões têm menos de 18 anos de idade, este número representa quase um
terço de toda a população de crianças e adolescentes da América Latina e
do Caribe.
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Hoje vivem no Brasil 21 milhões de adolescentes com idade entre 12 e 18 anos, o que equivale a 11% da população brasileira.
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Na educação, dos(as) adolescentes entre 15 e 17 anos de idade, 14,8%
estão fora da escola, enquanto o percentual é de menos de 3% no grupo
entre 6 e 14 anos de idade.
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De cada 100 estudantes que entram no ensino fundamental, apenas 59
terminam a 8ª série e apenas 40, o ensino médio. A evasão escolar e a
falta às aulas ocorrem por diferentes razões, incluindo violência e
gravidez na adolescência.
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O país registra anualmente o nascimento de 300 mil crianças que são filhos(as) de mães que estão na adolescência.
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A cada dia, 129 casos de violência psicológica e física, incluindo a
violência sexual e a negligência contra crianças e adolescentes são
reportados ao Disque Denúncia 100. Isso representa que, a cada hora,
cinco casos de violência contra meninas e meninos são registrados no
País.
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Cerca de 30 mil adolescentes recebem medidas de privação de liberdade
a cada ano, apesar de apenas 30% terem sido condenados por crimes
violentos, para os quais a penalidade é amparada na lei.
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Em 2009 a taxa de homicídios entre adolescentes de 15 a 19 anos foi
de 43,2 para cada grupo de 100 mil adolescentes, enquanto a média para a
população geral foi de 20 para cada grupo de 100 mil pessoas.
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O risco de ser assassinado no Brasil é 2,6 vezes maior entre
adolescentes negros do que entre brancos, sendo que para adolescentes do
sexo masculino, o risco de ser assassinado é 11,9 vezes maior se
comparado ao de mulheres na faixa etária de 12 a 18 anos.
ATIVIDADE 1 - Faça um resumo do que você entendeu sobre o texto:
ATIVIDADE COMPLEMENTARES: VEJA AS FIGURAS ABAIXO E RELATE SE OS ADOLESCENTE DE SEU BAIRRO TEM SE CUIDADO CONTRA PANDEMIA
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO: RESPONDA:
Fase da vida? Faixa etária? Construção social?
Afinal, o que é Adolescência?
Se buscarmos a definição de adolescência, vamos descobrir que a origem
da palavra vem do Latim “ADOLESCENTIA”, que significa período da vida
humana entre a infância e a fase adulta. Vamos encontrar ainda quem
defina adolescência como uma fase natural da vida marcada pelas
transformações biológicas e comportamentais. Alguns pesquisadores vão
entender e descrever a adolescência como um processo de construção
social e histórico como sugerido no artigo “Adolescência como uma
construção social – Ana Bock”.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define adolescência como sendo o
período da vida que começa aos 10 anos e termina aos 19 anos completos.
Para a OMS, a adolescência é dividida em três fases:
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Pré-adolescência – dos 10 aos 14 anos,
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Adolescência – dos 15 aos 19 anos completos
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Juventude – dos 15 aos 24 anos.
No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)considera a
adolescência, a faixa etária dos 12 até os 18 anos de idade completos,
sendo referência, desde 1990, para criação de leis e programas que
asseguram os direitos desta população.
Como vimos, são muitas as definições que tentam explicar a
adolescência. Algumas definições utilizam conceitos (embasados em
estudos da psicologia, da educação, da filosofia, da medicina etc),
outras definições utilizam recortes etários como é o caso da OMS. É
importante saber que os conceitos existem e atendem a objetivos
específicos de programas, pesquisas e políticas públicas. Entretanto não
podemos reduzir esse período do desenvolvimento humano aos conceitos
que os caracterizam, exatamente porque estamos falando de seres humanos,
não é mesmo?
O que sabemos atualmente, é que a adolescência é o resultado de uma
construção social, significada historicamente, que hoje se caracteriza,
por exemplo, pela ampliação da tutela dos(as) filhos(as) em suas
famílias. Ou seja, observando o contexto social, econômico e cultural do
momento que vivemos hoje, os/as adolescentes, em geral, precisam de um
período maior de estudos e de capacitação profissional para entrada no
mercado de trabalho, o que exige deles e delas um tempo maior de
dependência das famílias. Não podemos negar também que este período é
marcado pelas transformações biológicas e comportamentais. E são essas
mudanças que, muitas vezes, determinam a maneira como a sociedade olha
para os(as) adolescentes e cria formas de agir com eles e elas, como por
exemplo: a proibição do trabalho antes dos 16 anos, a tutela dos pais
até os 18 anos, todo adolescente é “aborrescente” e tantas outras formas
que acabam caracterizando, ou melhor, rotulando esse período da vida.
Esta discussão, sobre a construção histórica do conceito de
adolescência, é importante porque possibilita a mudança de olhar para a
própria adolescência e para o/a adolescente É importante desconstruir a
visão de adolescência como uma fase de crise e olhar criticamente para o
perfil rotulado do adolescente visto como “aborrecente”, intolerante,
irresponsável, rebelde etc.
Nossa proposta, já que falamos de construção social, é construirmos uma
nova visão em relação aos/as adolescentes e adotarmos comportamentos
que promovam a sua participação nos vários espaços da sociedade,
entendendo que os(as) adolescentes são sujeitos de direitos e de
responsabilidades!
EXERCÍCIO:
1: A Organização Mundial de Saúde (OMS) define adolescência como sendo o período da vida que começa aos:
2: Como vimos, são muitas as definições que tentam explicar a adolescência. Algumas definições utilizam conceitos:
3: O que sabemos atualmente, é que a adolescência é o resultado de uma
construção social, significada historicamente, que hoje se caracteriza,
por exemplo, pela ampliação da tutela dos(as) filhos(as) em suas:
4: Não podemos negar também que este período é marcado pelas transformações biológicas e:
5: Esta discussão, sobre a construção histórica do conceito de
adolescência, é importante porque possibilita a mudança de olhar para a
própria adolescência e para o/a adolescente É importante desconstruir a
visão de adolescência como uma fase de crise e olhar criticamente para o
perfil rotulado do adolescente visto como:
6: Se buscarmos a definição de adolescência, vamos descobrir que a origem da palavra vem do Latim:
1)os adolescentes do meu bairro estão se cuidando mas também tem alguns que não estão se prevenindo
ResponderExcluirSim
ExcluirA vida começa Aparti do 1 ano de vida de uma criança e derrepente o menino ou a menina já está adolescente.
ResponderExcluir2)
Excluir3)em sua casa
ResponderExcluirLuan da Silva Brasileiro de Lima 6.C
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