quinta-feira, 4 de junho de 2020

O Adolescente da Atualidade


7  Regime Especial de Atividades Escolares não Presenciais – REAENP
ROTEIRO DE ESTUDOS
ETAPA: Série. 6 anos
PERÍODO: 01 a 12/06
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS:Ensino Religioso
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES):
 Edmilson Paulo
TEMA NORTEADOR:O Adolescente da Atualidade
LABORATÓRIO: Clube do Livro

Atenção!!!

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
ATIVIDADES DA QUINZENA
CARGA HORÁRIA:3h
ATIVIDADE INICIAL (aquecimento):
Leia com atenção e responda.
A adolescência é o período da vida em que ocorrem as transformações mais aparentes no corpo, em razão das alterações hormonais.
Inicia-se por volta dos dez ou onze anos de idade, tendo as meninas o acontecimento da primeira menstruação ou menarca, o aumento dos pelos vaginais e o crescimento dos seios.
Nos meninos acontece a alteração da tonalidade da voz, o aumento dos pelos pubianos e o crescimento do pênis, que passa a ter ereção e ejaculação.
Segundo D’Andrea, a adolescência é dividida em três fases:
- a pré-puberdade, quando o desenvolvimento físico se acelera e busca maior proximidade com os adultos. O lado emocional é muito confuso, com oscilações de sentimentos como ódio e amor, na busca de identificar-se;
- a puberdade, que se inicia por volta dos treze anos, é marcada pela maturidade dos órgãos reprodutores;
- e a pós-puberdade, entre os quinze e vinte anos, fase em que deve demonstrar responsabilidade diante das cobranças do meio social, como a escolha profissional, estruturar as relações com o sexo oposto e a formação da identidade, necessitando cada vez menos da ajuda intelectual dos adultos.
Busca da liberdade de expressão e de sentimentos
Normalmente os adolescentes buscam grupos de amigos que tenham os mesmos interesses, os mesmos gostos e desejos, a fim de uma identificação menos conflitante e mais amigável.
Nessa etapa da vida é comum tentar se afastar da família, pois essa já não lhes satisfaz em relação aos interesses sociais.
Os pais, não aceitando a busca da liberdade, muitas vezes tomam atitudes autoritárias, que os afastam ainda mais do grupo familiar. Outra atitude errada, normalmente tomada pelas mães, é o fato de não aceitar o crescimento do filho, achando que ainda é criança e tratando-o como tal. Essa atitude também o leva a afastar-se, pois nessa idade já não quer mais ser considerado criança.
Numa fase de tantas transformações, é importante que haja amizade e muito diálogo no convívio familiar e que os pais tentem amenizar os conflitos vividos, sendo mais flexíveis e compreensivos.


 Brincando dos Dez aos Doze Anos - Brasil Escola
 


 TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: ________
ATIVIDADE PRINCIPAL:
 Responda as perguntas:
1. Qual a ideia central do texto: 
2. A adolescência é o período da vida em que ocorrem as transformações mais aparentes no:
 3. Segundo ....................... a adolescência é dividida em três fases:
4.  a puberdade, que se inicia por volta dos:
 5. Normalmente os adolescentes buscam grupos de amigos que tenham os mesmos:

 TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: _______

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
 
 
Com o vídeo anterior nos conte como é o seu dia e como você faz para se divertir.





TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: _______
Tira dúvidas na quarta feira seguinte a postagem
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO:
Mão na massa!


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 Observe bem as figuras e faça um relato de quais brincadeiras voce ja participou.


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TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: _________


SEGUNDA SEMANA:  Leia o texto: 

 

Vamos conhecer e refletir sobre alguns dados da adolescência no Brasil

  • O Brasil possui uma população de 190 milhões de pessoas, dos quais 60 milhões têm menos de 18 anos de idade, este número representa quase um terço de toda a população de crianças e adolescentes da América Latina e do Caribe.
  • Hoje  vivem no Brasil 21 milhões de adolescentes com idade entre 12 e 18 anos,  o que equivale a 11% da população brasileira.
  • Na educação, dos(as) adolescentes entre 15 e 17 anos de idade, 14,8% estão fora da escola, enquanto o percentual é de menos de 3% no grupo entre 6 e 14 anos de idade.
  • De cada 100 estudantes que entram no ensino fundamental, apenas 59 terminam a 8ª série e apenas 40, o ensino médio. A evasão escolar e a falta às aulas ocorrem por diferentes razões, incluindo violência e gravidez na adolescência.
  • O país registra anualmente o nascimento de 300 mil crianças que são filhos(as) de mães que estão na adolescência.
  • A cada dia, 129 casos de violência psicológica e física, incluindo a violência sexual e a negligência contra crianças e adolescentes são reportados ao Disque Denúncia 100. Isso representa que, a cada hora, cinco casos de violência contra meninas e meninos são registrados no País.
  • Cerca de 30 mil adolescentes recebem medidas de privação de liberdade a cada ano, apesar de apenas 30% terem sido condenados por crimes violentos, para os quais a penalidade é amparada na lei.
  • Em 2009 a taxa de homicídios entre adolescentes de 15 a 19 anos foi de 43,2 para cada grupo de 100 mil adolescentes, enquanto a média para a população geral foi de 20 para cada grupo de 100 mil pessoas.
  • O risco de ser assassinado no Brasil é 2,6 vezes maior entre adolescentes negros do que entre brancos, sendo que para adolescentes do sexo masculino, o risco de ser assassinado é 11,9 vezes maior se comparado ao de mulheres na faixa etária de 12 a 18 anos.

    ATIVIDADE 1 - Faça um resumo do que você entendeu sobre o texto:  



    Close-up da mão ensino médio ou estudante universitário em casual ...


     ATIVIDADE COMPLEMENTARES:   VEJA AS FIGURAS ABAIXO E RELATE SE OS ADOLESCENTE DE SEU BAIRRO TEM SE CUIDADO CONTRA PANDEMIA
 Crianças de grupo bonito usando design de ilustração de máscara ...
 ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO:  RESPONDA:

Fase da vida? Faixa etária? Construção social?

Afinal, o que é Adolescência?
 

Se buscarmos a definição de adolescência, vamos descobrir que a origem da palavra vem do Latim “ADOLESCENTIA”, que significa período da vida humana entre a infância e a fase adulta. Vamos encontrar ainda quem defina adolescência como uma fase natural da vida marcada pelas transformações biológicas e comportamentais. Alguns pesquisadores vão entender e descrever a adolescência como um processo de construção social e histórico como sugerido no artigo “Adolescência como uma construção social – Ana Bock”.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define adolescência como sendo o período da vida que começa aos 10 anos e termina aos 19 anos completos. Para a OMS, a adolescência é dividida em três fases:
  • Pré-adolescência – dos 10 aos 14 anos,
  • Adolescência – dos 15 aos 19 anos completos
  • Juventude – dos 15 aos 24 anos.
No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)considera a adolescência, a faixa etária dos 12 até os 18 anos de idade completos, sendo referência, desde 1990, para criação de leis e programas que asseguram os direitos desta população.
Como vimos, são muitas as definições que tentam explicar a adolescência. Algumas definições utilizam conceitos (embasados em estudos da psicologia, da educação, da filosofia, da medicina etc), outras definições utilizam recortes etários como é o caso da OMS. É importante saber que os conceitos existem e atendem a objetivos específicos de programas, pesquisas e políticas públicas. Entretanto não podemos reduzir esse período do desenvolvimento humano aos conceitos que os caracterizam, exatamente porque estamos falando de seres humanos, não é mesmo?
O que sabemos atualmente, é que a adolescência é o resultado de uma construção social, significada historicamente, que hoje se caracteriza, por exemplo, pela ampliação da tutela dos(as) filhos(as) em suas famílias. Ou seja, observando o contexto social, econômico e cultural do momento que vivemos hoje, os/as adolescentes, em geral, precisam de um período maior de estudos e de capacitação profissional para entrada no mercado de trabalho, o que exige deles e delas um tempo maior de dependência das famílias. Não podemos negar também que este período é marcado pelas transformações biológicas e comportamentais. E são essas mudanças que, muitas vezes, determinam a maneira como a sociedade olha para os(as) adolescentes e cria formas de agir com eles e elas, como por exemplo:  a proibição do trabalho antes dos 16 anos, a tutela dos pais até os 18 anos, todo adolescente é “aborrescente” e tantas outras formas que acabam caracterizando, ou melhor, rotulando esse período da vida.
Esta discussão, sobre a construção histórica do conceito de adolescência, é importante porque possibilita a mudança de olhar para a própria adolescência e para o/a adolescente É importante desconstruir a visão de adolescência como uma fase de crise e olhar criticamente para o perfil rotulado do adolescente visto como “aborrecente”, intolerante, irresponsável, rebelde etc.
Nossa proposta, já que falamos de construção social, é construirmos uma nova visão em relação aos/as adolescentes e adotarmos comportamentos que promovam a sua participação nos vários espaços da sociedade, entendendo que os(as) adolescentes são sujeitos de direitos e de responsabilidades!

EXERCÍCIO:

1:  A Organização Mundial de Saúde (OMS) define adolescência como sendo o período da vida que começa aos:
2:  Como vimos, são muitas as definições que tentam explicar a adolescência. Algumas definições utilizam conceitos:
3:  O que sabemos atualmente, é que a adolescência é o resultado de uma construção social, significada historicamente, que hoje se caracteriza, por exemplo, pela ampliação da tutela dos(as) filhos(as) em suas:
4:  Não podemos negar também que este período é marcado pelas transformações biológicas e:
5:  Esta discussão, sobre a construção histórica do conceito de adolescência, é importante porque possibilita a mudança de olhar para a própria adolescência e para o/a adolescente É importante desconstruir a visão de adolescência como uma fase de crise e olhar criticamente para o perfil rotulado do adolescente visto como:
6:  Se buscarmos a definição de adolescência, vamos descobrir que a origem da palavra vem do Latim:



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